Ciência e Tecnologia

Objeto estranho encontrado na Lua é uma falha do Google Moon? (vídeo)

Há um objeto estranho dentro de uma cratera da Lua? O mais certo é ser uma falha fotográfica do Google Moon.

Tudo começou com um vídeo colocado no Youtube por um utilizador chamado wowforreeel, que mereceu a atenção de especialistas , jornalistas e público em geral. Em pouco mais de 10 dias conseguiu mais de 1,6 milhões de visualizações.

PUB

Para este utilizador, há um objeto estranho dentro de uma cratera da Lua, com «um formato triangular (com um ângulo de 90° perfeito) e sete pontos simetricamente dispostos que parecem ser luzes».

O Huffington Post diz que o objeto teria 128 x 152 metros e estaria localizado numa região conhecida como Mare Moscoviense. As coordenadas que identificam o objeto na superfície da Lua são 22°42'38.46"N e 142°34'44.52"E.

A descoberta gerou imensas especulações, algumas delas bastante criativas, mas a explicação de Marc Dantonio, diretor de análise de vídeo e foto da Mutual UFO Network, é bem mais simples:

«Suspeito que seja uma sobreposição do Google Moon. A sobreposição é uma falha fotográfica que acontece quando muitas fotos são alinhadas e postas em camadas para formar um grande mosaico de imagens», explicou ao Huffington Post.

Este especialista - que cria imagens e modelos para o exército americano - lembrou nem sempre as fotografias são feitas com os mesmos equipamentos, o que pode influenciar os resultados finais.