Espaço

Sonda Rosetta "acorda" após 31 meses de hibernação (vídeo)

Depois de "acordar", esta sonda enviada pela ESA vai descer para o solo do cometa 67P, sendo esta a primeira vez que um engenho espacial vai orbitar e descer num cometa.

A sonda Rosetta acordou, esta segunda-feira, de 31 meses de hibernação, tendo o primeiro sinal de rádio sido observado sob a forma de uma onda sonora nos monitores do Centro de Controlo da Agência Espacial Europeia (ESA), na Alemanha.

Esta hibernação teve como objetivo poupar a sonda numa viagem a caminho do cometa 67P, isto depois de a Rosetta ter já percorrido 800 milhões de quilómetros.

O fim da hibernação da sonda, que já segue para o seu destino final a nove milhões de quilómetros de distância, foi festejado pela ESA.

O pequeno robot que a sonda leva a bordo vai descer para o solo deste cometa, sendo esta a primeira vez que um engenho espacial vai orbitar e descer num cometa.

Tal como a pedra Rosetta ajudou a decifrar e traduzir os hieróglifos do Antigo Egito, espera-se que esta sonda, lançada há dez anos, possa fazer luz sobre os segredos da composição dos cometas e a sua importância na formação do universo.

A sonda Rosetta tem morte prevista para o final de 2015.