autocarros

Greves dos transportes: Carpooling, uma alternativa em crescimento

O número de utilizadores cresce a cada greve. No caso do sítio da internet Boleias.net os registos mais do que duplicam nos dias que antecedem alguma paralização de transportes públicos. A partilha de automóvel começa a fazer o seu caminho. As greves têm dado uma ajuda.

Toni Jorge, 31 anos, filho de portugueses nascido em França é o responsável pelo sítio na internet Boleias.net. Um sítio onde é possível dar e receber boleias mediante um registo "completamente gratuito para as pessoas. Basta registarem-se e usar. Deixam anúncios de deslocações, via esses anúncios encontram-se, entram em contacto e, de vez em quando, há a partilha de carro. A partilha do valor de contribuição é feito diretamente dentro do carro".

PUB

O projeto nasceu em Junho de 2013, hoje já tem alguns milhares de utilizadores. Toni Jorge afirma que já ultrapassaram os "dez mil utilizadores registados". As muitas greves que têm ocorrido no setor dos transportes, nos últimos meses, têm contribuído para aumentar a procura. "Um aumento de duas a três vezes mais registos. Principalmente nas áreas de Lisboa e Porto, quando há greves, porque são imensas pessoas que precisam de ir para o trabalho e que tentam encontrar... organizar-se dessa maneira" afirma o fundador do Boleias.net.

No entanto as greves não são a única razão, sublinha Toni Jorge, para a expansão do "carpooling". "Há demasiados carros na estrada, demasiada poluição e representa simplesmente um custo que é inútil e aquele aspeto social que as pessoas se conhecem, representa uma vantagem porque estamos dentro de um autocarro, dentro de um comboio, não falamos com ninguém, dentro de um carro é mais complicado isso acontecer e a viagem passa-se muito mais rápido falando com as pessoas".

Se quiser dar ou apanhar boleia basta fazer uma pesquisa na internet por "carpooling".