Recordes

Há um novo recorde de salto em queda livre (vídeo)

Alan Eustace, vice-presidente de Google, conseguiu superar o recorde estabelecido por Felix Baumgartner, em outubro de 2012, saltando no vazio de uma altura de 135.908 pés (41,42 kms). Baumgartner converteu-se no primeiro ser humano a superar a barreira do som sem apoio mecânico, mas o salto dele realizou-se a 128.100 pés (39,04 kms) de altura.

O recorde de Félix Baumgartner durou pouco mais de dois anos. Alan Eustace, vice-presidente da Google conseguiu completar com êxito um salto similar em Roswell, no estado norte-americano de Novo México, de uma altura de 41.420 metros.

Ao todo, o salto no vazio de Alan Eustace, mostrado em exclusivo pelo jornal 'The New York Times', durou 15 minutos.

Pouco depois de iniciar o salto, o fato especial registou uma velocidade superior a 2 mil quilómetros por hora. Os participantes do evento garantiram que ouviram o estrondo quando Alan quebrou a barreira do som.

O salto foi preparado na máximo discrição durante os últimos 3 anos. O vice-presidente da Google não contou com qualquer patrocício ou apoio comercial.

Eustace recusou, até, ajuda da empresa onde trabalha, a Google, para transmitir o evento. Ele gravou o salto com uma pequena câmera acoplada ao capacete e apenas alguns meios de comunicação estiveram presentes. A associação norte-americana de paraquedismo certificou a altura do salto.

A equipa que organizou a prova é pequena e passou os últimos 3 anos a construir o fato pressurizado que permitiu a Alan Eustace subir até à estratosfera.

Eustace entrou para a Google em 2002 e desempenhou o cargo de vice-presidente em diversas áreas estratégicas da empresa, como pesquisas ou engenharia.

Antes de trabalhar na gigante da internet, ele trabalhou como designer de processadores na Digital, na Compaq e na HP. É um entusiasta da aviação, tem licença de piloto e de paraquedista há vários anos.