Meteorologia

Mau tempo: Oito distritos em aviso amarelo, Algarve mantém-se em laranja

O Instituto de Meteorologia emitiu hoje um aviso amarelo para oito distritos de Portugal Continental, mantendo a região do Algarve sob aviso laranja, que supõe uma situação de risco meteorológico moderado a elevado.

Coimbra, Portalegre, Évora, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja e Aveiro são os distritos colocados sob aviso amarelo (situação de risco para determinadas atividades), válido entre as 10:00 e as 15:00 de sábado, face à possibilidade de aguaceiros fortes, acompanhados de rajadas e de trovoada.

Em Faro, o distrito mais afetado pelo mau tempo que se fez sentir em algumas regiões de Portugal Continental, entre sexta-feira e a madrugada de hoje, mantém-se o aviso laranja, o segundo mais grave em termos meteorológicos.

A previsão meteorológica de hoje para as regiões do Centro e Sul é de continuação de precipitação que poderá ser localmente forte, acompanhada de trovoadas e vento de Sul forte a muito forte, podendo ainda provocar ondulação marítima de sudoeste superior a 4 metros.

A chuva intensa e o vento forte deixaram, no sul do país, um balanço de destruição que inclui treze feridos, doze desalojados e 4.600 pessoas sem energia elétrica, nos concelhos de Silves e Lagoa.

No distrito de Setúbal, registaram-se na madrugada de hoje cinco inundações e cinco quedas de árvores

No Alentejo, o mau tempo provocou 19 inundações em vias públicas, habitações e estradas e a queda de 24 árvores.