Gastronomia

Site Aol Travel elege francesinha como uma das 10 melhores sandes do mundo

O site de informação sobre destinos turísticos e de lazer coloca a iguaria portuense ao lado das sanduíches Roujimao, da China, e Smorrebrod, da Dinamarca.

O site Aol Travel elegeu a francesinha como uma das 10 melhores sanduíches do mundo, considerando que esta iguaria portuense, apesar do seu diminutivo, de «pequena tem muito pouco».

A francesinha é uma sanduíche recheada com linguiça, salsicha fresca, fiambre e bife, coberta de queijo, sendo depois "regada" com um molho picante, considerado a alma da receita, que tem por base tomate e cerveja.

O Aol conta que a francesinha, oriunda do Porto, foi criada por um emigrante português que, quando voltou de França para a sua terra natal, decidiu adaptar o famoso Croque Monsieur à cultura nacional.

O site, que fornece informação sobre destinos turísticos e de lazer, escreve que as fatias de pão, depois de recheadas com uma combinação de salsicha, bife e fiambre, são «coroadas» com queijo derretido e «encharcadas» com um molho.

À TSF, Amadeu Silva, o zelador-mor da Confraria da Francesinha diz que fazer uma francesinha é uma tarefa demorada, o que faz dela, não apenas uma sandes, mas uma iguaria de faca e garfo.

«Não é uma sanduíche que rapidamente se prepara. É um prato montado. É servido ao cliente com requinte para que se possa comer com faca e garfo e não com guardanapo», explicou.

Quando soube da escolha, Amadeu Silva considerou que esta sanduíche, uma bandeira turística do Porto, deveria «estar entre as primeiras» no grupo das dez melhores sanduíches.

Segundo Amadeu Silva, «é apreciada pelas pessoas dos países nórdicos e da Europa Central e do Leste». «De África não tenho referência. Do outro lado do Atlântico, são os turistas dos EUA e, sobretudo, do Brasil que mais gostam», acrescentou.

Nesta selecção feita pelo Aol Travel, a Francesinha aparece ao lado das sanduíches Roujimao, da China, Smorrebrod, da Dinamarca, Kati Roll, da Índia, Pan Bagnat, de França, Gelato Sandwich, de Itália, da Indian (navajo) Taco, dos Estados Unidos da América, do Chip Butty, do Reino Unido e da mexicana Cemita.

  COMENTÁRIOS