Morreu maestro italiano Claudio Abbado (videos)

Um dos nomes maiores da música clássica, Abbado foi diretor no Scala de Milão, na Ópera de Viena, maestro principal na Orquestra Sinfónica de Londres, na Filarmónica de Berlim e maestro convidado na Orquestra de Chicago.

Claudio Abbado, de 80 anos, faleceu depois de doença prolongada que obrigou ao cancelamento de vários concertos previstos com a orquestra de Bolonha, por ele dirigida nos últimos anos.

Nascido em Milão, Abbado foi diretor no Scala de Milão, entre 1968 e 1986, sendo depois nomeado para gerir os destinos da Orquestra Sinfónica de Londres e a Ópera de Viena.

Em Agosto de 2013, o maestro foi nomeado senador vitalício pelo presidente italiano, pelos méritos conseguidos ao longo da sua carreira. Em dezembro, o maestro fez saber que renunciava à sua remuneração enquanto senador e destinava esse dinheiro para a criação de bolsas para jovens músicos.

Ao longo da sua carreira, Abbado recebeu vários prémios e doutoramentos honorários, destacando-se nas obras românticas, com destaque para as sinfonias de Mahler.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de