Os "leões" empataram (2-2), esta noite, com o Légia, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, disputado em Varsóvia.
Corpo do artigo
O Sporting teve uma primeira parte difícil, pelas condições do terreno, e por ter insistido em jogar com a bola pelo chão, tentando praticar um futebol apoiado, desaconselhável face ao terreno muito irregular do Pepsi Arena de Varsóvia.
Pelo contrário, o Légia praticou o futebol que se coadunava com as condições do terreno, simples, direto, à base de lançamentos por alto para os seus homens do ataque, apostando na conquista das segundas bolas, emprestando os seus jogadores elevados índices de agressividade e combatividade às suas ações.
O Sporting persistiu no mesmo erro durante toda a primeira parte, sempre a tentar sair a jogar tocando a bola, num terreno onde estava não rolava em condições, razão pela qual as suas transições ofensivas padeceram de falta de profundidade.
Com exceção de Rinaudo, o meio-campo do Sporting foi sempre muito "macio", com Matias, Izmailov e Carrilo a tentar combinações com a bola rasteira, ao mesmo tempo que a defesa demorou a adotar o mesmo estilo "forte e feito" que se impunha, em particular Polga e Insúa.
Valeu ao Sporting numa partida de combate, marcada pelos duelos individuais, quase sempre ganhos pelos polacos, duas intervenções decisivas de Rui Patrício, a evitar dois golos certos, aos 24 e 48 minutos, ao suster os remates de dois adversários que surgiram isolados na sua área.
O Légia colocou-se em vantagem aos 37 minutos, na sequência de um lance de bola parada.
Ao intervalo, Sá Pinto decidiu mexer na equipa, trocando dois jogadores mais tecnicistas como Schaars e Izmailov por Pereirinha e Daniel Carriço".
A verdade é que o Sporting alterou a sua forma de jogar, optando por um futebol mais direto e de maior dimensão física que lhe permitiu chegar mais vezes à área do Légia, como aconteceu aos 52 minutos, quando o árbitro fez "vista grossa" a uma grande penalidade claríssima de Komorowski, ao desviar com a mão dentro da área uma bola jogada por Carrillo.
O golo do empate surgiria aos 60 minutos, num livre cobrado por Matias, com Daniel Carriço a antecipar-se de cabeça à defesa polaca à entrada da pequena área, ao qual se seguiu um período de algum ascendente do Sporting, perante um adversário que acusou o golo.
O segundo golo polaco, marcado aos 79 minutos, surgiu numa fase em que o Sporting controlava os acontecimentos, pese embora a reação final do Légia, mas a "estrelinha" de Sá Pinto voltaria a brilhar quando André Santos assinou um golo de bandeira, a dois minutos do final, fixando um resultado que abre excelentes perspetivas para o jogo da segunda mão em Alvalade.
A segunda mão está agendada para 23 de fevereiro, no estádio José Alvalade.
Resultados dos jogos da primeira mão dos "16 avos" da Liga Europa:
- Lokomotiv Moscovo, Rus - Athletic Bilbau, Esp, 2-1
- Salzburgo, Aut - Metalist Kharkiv, Ucr, 0-4.
- Ajax, Hol - Manchester United, Ing, 0-2.
- Viktoria Plzen, Che - Schalke 04, Ale, 1-1.
- AZ Alkmaar, Hol - Anderlecht, Bel, 1-0.
- Lázio, Ita - Atlético Madrid, Esp, 1-3.
- Legia Varsóvia, Pol - Sporting, Por, 2-2.
- Steaua Bucareste, Rom - Twente, Hol, 0-1.
- Wisla Cracóvia, Pol - Standard Liège, Bel, 1-1.
- Udinese, Ita - PAOK, Gre, 0-0.
- Trabzonspor, Tur - PSV Eindhoven, Hol, 1-2.
- Hannover, Ale - Club Brugge, Bel, 2-1.
- FC Porto, Por - Manchester City, Ing, 1-2.
- Stoke City, Ing - Valência, Esp, 0-1.