TSF

  • Menu
  • Ouvir Emissão
economia

OE2016: Bruxelas nega fecho da negociação

Fonte europeia assegura à TSF que "as discussões não estão concluídas". A informação contrasta com a avançada por fonte próxima do processo.

PUB
Reuters

Na sequência das informações que apontam para a conclusão das discussões técnicas sobre o projeto orçamental português, incluindo com o aval do comissário Pierre Moscovici, fontes europeias asseguram à TSF que "as discussões não estão concluídas". A informação contrasta com a avançada por fonte próxima do processo.

"O colégio de comissários teve um debate político sobre o projeto Orçamental português e decidiu que são significativamente necessários mais esforços para que o país consiga preencher a lacuna orçamental" detetada no documento enviado a Bruxelas, que motivou um pedido de esclarecimento ao governo português, enviado por carta, na semana passada.

Este procedimento, que já aconteceu para países como França, Itália ou a Áustria, desencadeou, no caso português, uma série de conversações entre Bruxelas e Lisboa. As mesmas fontes insistem que "as conversações estão em curso".

A informação que agora chega de Bruxelas contrasta com a avançada por fonte próxima do processo de negociação técnica, segundo a qual essa parte da discussão já estava fechada e contemplava medidas em sete áreas, para fazer face às exigências europeias.

Na reunião de ontem, "o colégio [de comissários] mandatou o Vice-Presidente Dombrovskis e o comissário Moscovici para continuarem as discussões com as autoridades portuguesas para chegar ao objetivo" de fazer com que o governo português tome "medidas adicionais" para preencher a "lacuna orçamental".

Quanto à eventualidade de já haver uma aprovação da parte do comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici em relação ao projeto orçamental, fontes europeias adiantam que a Comissão só "tomará a decisão final à luz desses contactos na sexta-feira".

Moscovici diz que negociações continuam

Ao final da tarde desta quarta-feira, o comissário europeu Pierre Moscovici, responsável pelos assuntos económicos e financeiros, garantiu no Twitter que as conversações com Lisboa continuam e que uma decisão só será tomada na sexta-feira.

  COMENTÁRIOS

Ouvir Emissão