É uma das três medidas incluídas no Simplex 2016 que resultaram de um concurso de ideias. Para acertar contas com o estado bastará um smartphone e, claro, dinheiro no banco.
Corpo do artigo
Com a medida "Paga ao Estado", criada pela empresa U-Concept, pretende-se facilitar os pagamentos de multas e faturas ao Estado e também permitir uma mais rápida arrecadação de receita.
Rafael Pereira, um dos autores, explica que "em vez de ir às Finanças pagar ou ter de me lembrar de pagar as SCUTS aos Correios, recebo a notificação no telemóvel e pago diretamente ou posso agendar para um dia em que me dê mais jeito pagar".
Os custos do estado com a cobrança de multas e faturas diminuem, pelas contas da U-Concept, cerca de 75%. Desaparecem, por exemplo, despesas com o envio de cartas.
Para além disso, a cobrança poderá ser mais rápida. Rafael Pereira diz que se houver vontade do Estado a medida poderá ser implementada no espaço de dois ou três meses.
O programa Simplex 2016 será lançado esta quinta-feira, conta com 255 medidas que deverão ser executadas até maio do próximo ano.
Leia também:
Simplex 2016: Conheça 16 das medidas mais importantes
Novo Simplex: 6 novas medidas (e as já prometidas pelo PS)
Simplex 2016: Trabalhadores por conta de outrem vão deixar de entregar IRS
Ministra promete "poupar tempo" aos cidadãos - e medir essas horas