Anúncio feito pelo dirigente João Semedo que, no colóquio organizado pelo PSD, revelou que o anteprojeto sobre a morte assistida será apresentado no próximo dia 15.
Corpo do artigo
Confirmando aquilo que já tinha sido dito, em entrevista à TSF, pelo deputado José Manuel Pureza, o Bloco de Esquerda vai apresentar no dia 15 de fevereiro, numa audição pública, um anteprojeto de lei em defesa da despenalização da eutanásia.
O objetivo passa por colocar o documento à disposição de todos para que se prossiga para uma discussão pública do tema e do texto bloquista.
Segundo João Semedo, dirigente do BE, o anteprojeto que será apresentado prevê, entre outros pontos, que a eutanásia possa ser praticada em "espaços públicos, sociais e privados".
"Se nós aceitamos essa realidade, inevitavelmente ela entrará as atividades do mercado, como outras áreas da saúde", afirmou, em resposta a uma questão sobre os perigos de uma eventual mercantilização da eutanásia.
Não negando os riscos, João Semedo diz que é, por isso, preciso que a lei saiba ir ao encontro do cidadão: "A lei deve proteger os cidadãos dessa possível mercantilização", sublinha.