Incêndios. GNR notifica 11 mil proprietários para limparem rapidamente terrenos

José Mota/Global Imagens
Guardas passaram os últimos dois meses a percorrer o país e a avisar os donos de terrenos perigosos em caso de fogo. Agora, se a limpeza não foi feita, vão começar a multar.
A GNR notificou, em menos de dois meses, 10.965 proprietários de terrenos que precisavam de limpeza por representarem um perigo em caso de incêndio. As notificações aconteceram no âmbito da chamada Operação Ignição Zero, que arrancou a meio de março.
Desde essa altura, os 5 mil militares da GNR envolvidos percorreram 232 mil quilómetros pelo país. À TSF, o Tenente-Coronel Joaquim Delgado acrescenta que a Operação Ignição Zero se destina sobretudo a terrenos situados entre zonas rurais e urbanas, apesar de em alguns casos ir além dessas áreas.
A ideia, nesta primeira fase, foi sensibilizar os proprietários, mas agora, com o aproximar do calor, o objetivo é voltar a estes 11 mil terrenos e confirmar se as limpezas foram mesmo feitas. Se isso não tiver acontecido, a GNR promete avançar para autos de contraordenação.
Esta operação da GNR percorreu todo o país e segundo Joaquim Delgado de ano para ano os proprietários estão cada vez mais recetivos a limparem os seus terrenos depois de serem notificados.
Uma colaboração que cresceu a partir do momento em que a GNR passou a ter meios para dar sequência às multas que aplica e que no passado, em muitos casos, ficavam paradas nas autarquias.
Veja também:
Quase 50 meios aéreos ajudam a esquecer três Kamov parados
Povo de Sortelha reza para que a tragédia não se repita