Miguel Albuquerque assume-se como "elefante" da política: "Pele grossa, boa memória e um comprido e inquisitivo nariz"
O líder do PSD/Madeira garante que não está preocupado com cenários pós-eleitorais, até porque quem determina aquilo que acontece "é a votação dos eleitores" e o PSD saberá fazer a devida leitura
Corpo do artigo
O cabeça de lista do PSD às eleições regionais de domingo na Madeira, Miguel Albuquerque, assumiu-se este domingo como um "elefante" da política e mostrou-se confiante com os resultados do partido.
Em declarações aos jornalistas, depois de ter votado numa assembleia de voto instalada numa escola na freguesia de São Martinho, no Funchal, já perto das 13h00, Miguel Albuquerque mostrou-se confiante com os resultados eleitorais deste domingo e explicou quais as caraterísticas necessárias para andar política.
"São precisas caraterísticas de um elefante: uma boa pele grossa, uma boa memória e um comprido e inquisitivo nariz", declarou.
A afirmação do líder do PSD/Madeira surge quando questionado pelos jornalistas se estava nervoso para esta noite eleitoral, dez meses após as últimas eleições regionais. Mas Albuquerque foi taxativo: "Se eu sofresse de nervos e de histeria, já não estava na política há muito tempo."
Esclareceu ainda que não está preocupado com cenários pós-eleitorais, até porque quem determina aquilo que acontece "é a votação dos eleitores" e o PSD saberá fazer a devida leitura.
Albuquerque desvalorizou a abstenção, lembrando que a Madeira tem muitos eleitores inscritos que, na verdade, não moram na região.
“É óbvio que as pessoas estão cansadas, mas o que eu deduzi da campanha é que as pessoas queriam resolver esta situação de instabilidade e, por isso, estavam dispostas a fazer esta ida às urnas e acho bem que façam”, argumentou.
O social-democrata adiantou ainda que vai almoçar com a família e depois irá à missa às 18h00, seguindo depois para a sede do partido, no centro do Funchal.
As secções de voto distribuídas pelas 54 freguesias dos 11 concelhos da Região Autónoma da Madeira estão abertas entre as 08h00 e as 19h00.
De acordo com dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, o número de inscritos “habilitados para votar” na eleição de hoje é de 255.380, dos quais 249.840 na ilha da Madeira e 5.540 na ilha do Porto Santo.
O concelho do Funchal é o que tem o maior número de eleitores inscritos, 104.667, seguido de Santa Cruz, com 40.146, e de Câmara de Lobos, com 32.810. O município com menos eleitores é Porto Moniz, com 3007.
Às legislativas deste domingo da Madeira, as terceiras em cerca de um ano e meio, concorrem 14 candidaturas que vão disputar os 47 lugares no parlamento regional, num círculo único: CDU (PCP/PEV), PSD, Livre, JPP, Nova Direita, PAN, Força Madeira (PTP/MPT/RIR), PS, IL, PPM, BE, Chega, ADN e CDS-PP.