Demitida direção de informação da RTP liderada por António José Teixeira. Administração quer empresa "rejuvenescida e mais preparada"
"A RTP passa a ter 23 diretores (com cinco direções em acumulação)", segundo um comunicado interno a que a TSF teve acesso, o qual não faz qualquer referência ao afastamento da direção de informação
Corpo do artigo
A direção de informação da RTP, liderada por António José Teixeira, foi esta terça-feira demitida, disse à Lusa fonte da empresa, sem avançar mais detalhes.
Em comunicado enviado aos trabalhadores, que a TSF teve acesso, o Conselho de Administração (CA) da RTP escreve que, "depois de cuidada ponderação", "chegou o momento para a reorganização interna" da televisão pública, sublinhando que "a urgente transição digital e a cada vez mais necessária otimização de processos exige um aumento da capacidade de resposta aos novos desafios". A reorganização, refere, tem ainda em conta o Plano dos Media criado pelo Governo.
Com "a concretização do plano de saídas voluntárias e a saída de cerca de 97 trabalhadores, onde se incluem quatro diretores, o CA decidiu avançar com uma alteração do organograma da RTP, com o objetivo de tornar a empresa mais eficiente, rejuvenescida e mais preparada", lê-se na mesma nota.
"A RTP passa a ter 23 diretores (com cinco direções em acumulação) que comparam com os atuais 30 diretores e diretores adjuntos a reportar ao CA", revela o comunicado, salientando ainda que a nova etapa arranca na próxima terça-feira.
António José Teixeira era diretor de informação da RTP há mais de cinco anos, tendo sido indigitado para o cargo em 7 de janeiro de 2020.
As alterações inserem-se nas mudanças orgânicas que estavam previstas na RTP.
De acordo com a mesma fonte, já terá sido feito um convite para a substituição.
A Lusa contactou António José Teixeira e o presidente da RTP, Nicolau Santos, mas nenhum prestou declarações.
Notícia atualizada às 17h44.
