Não se esqueça do protetor e beba água. Termómetros podem chegar "quase aos 40 °C" a partir de quinta-feira
São temperaturas "superiores à média desta altura do ano, no entanto, estão longe de ser inéditas", avança o IPMA na TSF
Corpo do artigo
O calor está de volta a partir de quinta-feira. Em declarações à TSF, o meteorologista Jorge Ponte, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), fala mesmo em temperaturas "superiores à média" para a época do ano. "No entanto, estão longe de ser inéditas", ressalva.
Esta subida no mercúrio dos termómetros só é esperada a partir de quinta-feira, "com valores próximos dos 40 °C em algumas regiões do continente, mais prováveis nas regiões do interior, mas no litoral também deverão subir de forma significativa", refere o meteorologista, acrescentando que este fenómeno "se poderá estender durante alguns dias".
No início da semana, as temperaturas vão ser "semelhantes àquelas que têm sido verificadas nos últimos dias, ou mesmo ligeiramente inferiores ao normal para a época do ano, ainda com alguma nebulosidade no Litoral, Norte e Centro", aponta o meteorologista.
A par da subida das temperaturas, Jorge Ponte aborda igualmente o aumento do risco de incêndio, relacionado com a presença de "uma massa de ar quente e seco com vento do fluxo do quadrante leste", o que se traduz numa consequente "diminuição da humidade".
Os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro, estão esta segunda-feira em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA, que prevê um agravamento deste risco nos próximos dias.
