Ofensiva noturna: mísseis iranianos fazem pelo menos um morto e 14 feridos em Israel
Israel e o Irão estão em guerra desde a madrugada desta sexta-feira, quando Telavive bombardeou o território iraniano
Corpo do artigo
Pelo menos uma pessoa morreu e 14 ficaram feridas esta noite perto de Haifa, no Norte de Israel, após o lançamento de mísseis do Irão, informaram as equipas locais de emergência.
“As equipas de socorro relataram 14 feridos numa casa (…) na Galileia Ocidental, um dos quais com gravidade”, indicou o Magen David Adom, equivalente israelita da Cruz Vermelha, em comunicado. Mais tarde, confirmou-se uma morte, na sequência desta mais recente ofensiva.
Após o novo ataque iraniano com mísseis, o Exército israelita já baixou o nível de alerta em todo o país esta noite noite, indicando à população que podia sair dos abrigos.
Lê-se ainda na mesma nota: recomenda-se, contudo, à população que “fique próxima” dos abrigos, precisou o Exército num comunicado divulgado pelas 23h45 (21h45 de Lisboa), relatando as diretrizes do Comando da Frente Interna (Defesa Passiva).
Os serviços de bombeiros e de emergência fizeram relatos de blocos de apartamentos “nos distritos da costa e do Norte” de Israel atingidos por mísseis disparados pelo Irão.
“Vários incidentes foram comunicados aos centros de comando dos serviços de bombeiros e de salvamento israelitas nos distritos costeiros e do Norte, com impactos em edifícios residenciais e um incêndio numa zona despovoada”, referiram os serviços de bombeiros e de salvamento israelitas num comunicado.
Em Teerão, os ataques israelitas atingiram dois depósitos de combustível, afirmou o Ministério do Petróleo iraniano já na madrugada deste domingo, pouco depois de o Irão ter anunciado o lançamento de novo ataque com mísseis contra Israel.
“O depósito de petróleo de Shahran [no noroeste de Teerão] e um outro depósito a sul [da cidade] foram alvos do regime sionista”, declarou o Ministério do Petróleo.
Israel e o Irão estão em guerra desde a madrugada desta sexta-feira, quando Telavive bombardeou instalações militares e nucleares iranianas causando pelo menos 78 mortos, incluindo lideranças militares e cientistas, e 320 feridos, segundo a única contagem oficial de vítimas apresentada até agora pelas autoridades iranianas, que não inclui as vítimas deste sábado.
O Irão iniciou a retaliação na sexta-feira à noite e realizou, até agora, pelo menos cinco ataques com centenas de mísseis às cidades de Telavive e Jerusalém, que fizeram pelo menos quatro mortos e 52 feridos, número já atualizado com os deste último ataque.
