Under the influence of Amorim and Gyokeres: o Teatro dos Sonhos é em Alvalade. Sporting marca quatro ao City, veja os golos
O Sporting venceu o Manchester City por 4-1 em jogo da quarta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões de futebol e deu um passo importante com vista ao apuramento direto para os oitavos de final
Corpo do artigo
Rúben Amorim pediu a vitória, Gyökeres fez o hat-trick e Teatro dos Sonhos é em Alvalade. O Manchester City dominou a primeira parte da partida desta terça-feira, mas, ainda assim, a equipa leonina restabeleceu a igualdade ao intervalo e entrou à leão na segunda. Com esta vitória, o Sporting fecha a primeira metade da jornada no segundo lugar da classificação, com 10 pontos.
Entre aplausos, mensagens de "obrigado", um abraço de Frederico Varandas e uma noite de lotação esgotada: Rúben Amorim despediu-se esta terça-feira de Alvalade. Os leões receberam o Manchester City, na quarta jornada da Liga dos Campeões de futebol, naquele que prometeu ser o maior teste do clube.
Não foi à primeira, foi à segunda: Gyökeres correu e pelo Sporting chutou, marcou e rebentou com a "wonderwall". Grande arrancada a caminho da área, rematou cruzado para o fundo da baliza, foi um golo "à Gyökeres".
Ainda que os citizens tenham dominado a primeira parte, a equipa de Rubén Amorim conseguiu ir para intervalo com a igualdade restabelecida.
Se Alvalade estava ao rubro, no arranque da segunda parte explodiu mesmo de euforia. Aos 46', Maxi Araújo recebeu um passe de Pedro Gonçalves, rematou e colocou a bola para o fundo das redes. Logo a seguir, o árbitro Daniel Siebert assinalou penalidade para a Turma de Alvalade, por empurrão de Gvardiol a Trincão. Mais um? Gyökeres bateu Ederson e fez o terceiro!
O Manchester City pressionou e aos 67' tiveram oportunidade de reduzir a vantagem com uma grande penalidade. Para surpresa de muitos, Erling Haaland não conseguiu colocar a bola dentro da baliza e rematou à trave dos leões.
Penalidades não faltaram na despedida de Amorim em Alvalade. Nem nos melhores sonhos, os adeptos acreditavam que o Sporting podia fazer o 4-1. Numa noite histórica, o sueco colocou mais uma vez a máscara e fez hat-trick: "Farei tudo o que puder pelo meu Sporting!"
Ao apito final, terminou como começo: Rúben Amorim foi aplaudido, acarinhado pelos adeptos e jogadores e deixou o Estádio José Alvalade com grande emoção.
Com esta vitória, o Sporting fecha a primeira metade da jornada no segundo lugar da classificação, com 10 pontos, igualado com o Mónaco, terceiro, apenas superados pelo Liverpool, que comanda com 12 pontos, resultantes de quatro triunfos em outros tantos jogos.
Onze do Sporting: Francos Israel; Debast, Diomande, Matheus Reis; Quenda, Morita e Hjulmand e Maxi Araújo; Trincão, Gyokeres e Pedro Gonçalves
Onze do Manchester City: Ederson, Lewis, Simpson-Pusey, Akanji, Gvardiol, Kovacic, Bernardo, Savinho, Foden, Nunes, Haaland
Suplentes do Sporting: Kovacevic, Diogo Pinto, St. Juste, Edwards, Harder, Geny Catamo, Fresneda, Bragança, Esgaio, João Simões e Eduardo Quaresma
Suplentes do Manchester City: Ortega, CArson, Walker, Aké, Dokú, De Bruyne, Gundogan, Wright, O'Reilly, McAtee e Wilson-Esbrand