Gouveia e Melo desliza, mas mantém vantagem sobre Marques Mendes. Vitorino à frente de Seguro
Na sondagem da Pitagórica para TSF-JN-TVI-CNN Portugal, o almirante na reserva baixou ligeiramente, mas seria o vencedor de uma eventual segunda volta nas presidenciais. António Vitorino regista mais intenções de voto, embora Seguro seja o nome mais apontado como candidato apoiado pelo PS. Ventura perde contra todos
Corpo do artigo
Em tempos de incerteza política, metade dos inquiridos elegem "liderança forte" como a característica mais importante num Presidente da República, bem acima de "integridade e ética" (31%) ou "experiência política" (29%).
Ainda protocandidato, Henrique Gouveia e Melo baixou ligeiramente face aos valores de janeiro, mas surge destacado, com valores acima dos 30%, na liderança das intenções de voto para uma eventual segunda volta, a cerca de um ano da tomada de posse do próximo inquilino do Palácio de Belém. Em segundo lugar, na sondagem da Pitagórica para TSF-JN-TVI-CNN Portugal, está Luís Marques Mendes, um dos candidatos já no terreno, que fica entre 7 e 10 pontos abaixo do almirante na reserva, embora tenha ganho embalo e reduzido a distância face a Gouveia e Melo, numa possível segunda volta.
Este barómetro traçou dois cenários: um onde o candidato apoiado pelo PS seria António José Seguro e outro com o nome de António Vitorino. Nos dois casos, Gouveia e Melo mantém-se como o nome mais escolhido e Marques Mendes está em segundo lugar, sendo que a margem é ligeiramente mais curta no caso de ser Vitorino o candidato escolhido pelo Partido Socialista.
Nesse cenário, Gouveia e Melo recolhe 32,2%, cerca de 7 pontos acima de Marques Mendes (24,8%) e com onze pontos de distância de António Vitorino (20,7%). Se a escolha do PS recair sobre António José Seguro, a intenção de voto expressa nesta altura atribui a Gouveia e Melo 35,9%, a Marques Mendes 25,5% e o socialista estaria mais distante com 14,1%.
Embora Vitorino surja melhor colocado, os inquiridos deste barómetro defendem que deve ser António José Seguro o nome que o PS deve escolher como candidato a apoiar: 56% referem o antigo secretário-geral socialista, outros 44% escolhem António Vitorino, que vence junto dos eleitores do PS, que surge muito dividido entre os dois.
Em quarto lugar está o líder do Chega, André Ventura, que anunciou intenção de se candidatar, mas, perante o cenário de legislativas antecipadas, está em reflexão. Ventura recolhe cerca de 12% de intenções de voto.
Embora permaneça em silêncio, o nome de Sampaio da Nóvoa surge neste barómetro em quinto, com valores que rondam os 4%, enquanto Mariana Leitão, a candidata apoiada pela Iniciativa Liberal, está em sexto, pouco acima dos 2%.
Numa eventual segunda volta, é Marques Mendes o candidato que mais se destaca frente a Gouveia e Melo que surge em primeiro em todos os cenários.
O candidato apoiado pelo PSD tem 37%, enquanto o almirante na reserva regista 49%.
Gouveia e Melo alarga a distância face a outros potenciais candidatos numa segunda volta: deixa Vitorino a 20 pontos, Seguro a 23 e Ventura quase a 60 pontos. Aliás, numa segunda volta, André Ventura perderia (e muito) com qualquer um destes eventuais candidatos.
Se o embate na segunda volta fosse entre Marques Mendes e um dos potenciais nomes do PS, o social-democrata venceria com mais facilidade frente a Vitorino do que se o candidato fosse António José Seguro.
Ficha Técnica
A sondagem foi realizada pela Pitagórica para a TSF -JN e TVI, CNN Portugal, com o objetivo de avaliar a opinião dos portugueses sobre temas relacionados com intenção de voto nas presidenciais. O trabalho de campo decorreu entre os dias 23 e 27 de fevereiro . Foram recolhidas 400 entrevistas telefónicas efetivas a que corresponde uma margem de erro máxima de +/- 5,% para um nível de confiança de 95,5%. A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores portugueses recenseados e foi devidamente estratificada por género, idade e região. A taxa de resposta foi de 64,05 % e a direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva.