O ministério de Ana Paula Martins avança, em comunicado, que o plano para o próximo verão é ligar para o SNS 24
Corpo do artigo
Acabou-se o esquema de urgências rotativas que ora estão abertas, ora estão fechadas. O Governo decidiu não avançar com o anunciado plano de verão para as urgências. Em vez disso recomenda aos utentes que precisem de uma urgência hospitalar que liguem para o 808 24 24 24 e a linha de saúde do SNS irá encaminhar os casos para os serviços que estejam a funcionar.
"Com o dia 1 de junho chega o Plano de Verão e uma nova resposta do Ministério da Saúde ao nível dos serviços de urgências, que será sempre dada pela Linha SNS 24. A Linha SNS 24 é a porta de entrada no SNS: em caso de urgência recomendamos que o utente deve sempre ligar para o 808 24 24 24", lê-se no comunicado a que a TSF teve acesso esta sexta-feira à noite.
O gabinete da ministra Ana Paula Martins garante ainda que, no caso dos bombeiros e do INEM, os serviços saberão para onde encaminhar os doentes que precisam de ser transportados. Já quanto à linha telefónica foi garantido à TSF que tem plena capacidade para responder à procura.
As urgências de obstetrícia, que costumam ser das mais afetadas pela falta de especialistas durante o verão, serão reforçadas com uma linha própria de encaminhamento, mas antes têm, à mesma, de ligar para o 808 24 24 24.
"O Plano de Emergência da Saúde, apresentado esta semana, contempla já a Linha SNS Grávida – acessível através do mesmo número do SNS 24 –, dando resposta à procura de urgências de ginecologia/obstetrícia, enquanto área em que se sentem maiores dificuldades no SNS. Através deste contacto com o SNS Grávida, a utente será encaminhada para o serviço mais próximo da sua área de residência. No que respeita às restantes urgências, a recomendação é a mesma: ligar sempre para o SNS 24 e o utente ficará a saber qual é o serviço mais próximo", lê-se na mesma nota.
Nova linha SNS Grávida disponível a partir de sábado
A nova linha SNS Grávida, prevista no plano de emergência da Saúde, está disponível a partir de sábado, permitindo encaminhar as utentes para a urgência mais próxima da sua área de residência, anunciou o Governo.
A linha SNS Grávida é uma das medidas urgentes previstas no plano para a saúde que o Governo aprovou na quarta-feira, com o objetivo de organizar o circuito da grávida, em particular em situações de urgência, garantindo uma "resposta de qualidade e segurança".