Tinha 88 anos
Corpo do artigo
O Papa Francisco morreu, esta segunda-feira, aos 88 anos, anunciou o Vaticano.
"Às 07h35 desta manhã [06h35 em Lisboa], o bispo de Roma, Francisco, regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja″, disse Farrell no anúncio.
O líder da Igreja Católica esteve internado recentemente devido a uma pneumonia bilateral.
Francisco lutava há muito tempo contra problemas de saúde, incluindo longos episódios de bronquite. Usa andarilho ou bengala para se movimentar pelo seu apartamento e recentemente caiu duas vezes, magoando o braço e o queixo.
O pontífice, que usa cadeira de rodas desde maio de 2022, devido a uma artrite no joelho direito, passou dez dias no hospital em julho de 2021 para uma delicada operação ao cólon. Mais tarde, explicou que este procedimento lhe deixou "sequelas" que o fizeram descartar a cirurgia ao joelho, tal como tinha sido aconselhado pelos médicos.
Além disso, sofria também de dor ciática crónica, motivo pelo qual teve de desmarcar a sua presença em algumas cerimónias oficiais.
O Papa Francisco é recordado como um dos líderes da Igreja Católica mais populares e consensuais. Numa entrevista de comemoração dos dez anos de pontificado, pediu aos humanos que aprendam a "não ter medo de chorar e de sorrir".
"Quando uma pessoa sabe chorar e sabe rir, é uma pessoa que tem os pés na terra e o olhar no horizonte, no futuro. Quando uma pessoa se esqueceu de chorar, há qualquer coisa que já não funciona, e quando se esqueceu de sorrir, é ainda pior. Não tenham medo de chorar nem de rir", pediu num podcast do Vatican News, o jornal digital do Vaticano.
Entre as suas grandes paixões tinha o tango e o futebol, com o clube argentino San Lorenzo a ocupar um lugar especial no seu coração. Na Argentina, o seu país, há um clube com o seu nome: Jorge Bergoglio. E muitos outros lhe pediram a bênção, por questões de fé.
