Morreu Diogo Jota, "o amigo que merecia cinco bolas de ouro" e "adorava a seleção". Funeral realiza-se no sábado
O mundo do futebol está "devastado" com as mortes do internacional português e do seu irmão, André Silva. Do desporto à política, multiplicam-se as reações após o trágico acidente de viação em Espanha
Corpo do artigo
Quinta-feira, 3 de julho, foi um dia trágico para o desporto mundial. A morte de Diogo Jota, aos 28 anos, juntamente com o irmão, de 25 anos, num despiste em Espanha, apanhou todos de surpresa e causou uma onda de solidariedade que transcendeu rivalidades clubísticas e chegou à política.
- <p>Diogo Jota foi um avançado capaz de jogar em várias posições do ataque e marcou 150 golos numa carreira sénior de futebolista que o elevou de Gondomar a Liverpool. Recorde o percurso deste avançado versátil <span style="color: #f1c40f;"><a style="color: #f1c40f;" href="https://www.tsf.pt/6106692792/diogo-jota-o-avancado-versatil-com-instinto-goleador-que-enquanto-amigo-merecia-cinco-bolas-de-ouro/"><strong>com instinto goleador que "enquanto amigo merecia cinco bolas de ouro".</strong></a></span></p>
- <p>Junto ao estádio de Anfield fica uma certeza: "You'll never walk alone, lad from Portugal." Após a morte do número 20, foram<span style="color: #f1c40f;"><a style="color: #f1c40f;" href="https://www.tsf.pt/2567058886/youll-never-walk-alone-lad-from-portugal-bandeira-a-meia-haste-camisolas-e-flores-em-anfield-na-homenagem-a-jota-veja-as-imagens/"><strong> várias adeptos que se foram até ao estádio dos <em>reds </em></strong></a></span>e deixaram coroas de flores, com mensagens sobre Diogo Jota. Companheiros de equipa, como Luis Díaz e Darwin Nunez, antigos jogadores do Liverpool, como Jamie Carragher e Steven Gerrard, e o antigo treinador, Jurgen Klopp, publicaram mensagens de tributo nas redes sociais. </p>
- <p>Todas as equipas da Premier League publicaram comunicados de pesar, incluindo o rival da cidade, Everton, e a antiga equipa de Jota, Wolverhampton, onde esteve três épocas.</p>
- <p>Diogo Jota "adorava a seleção" e, como afirma Roberto Martinez, "Portugal vai sentir a falta de um dos seus heróis". No relvado, o internacional português "vestia a camisola com orgulho e o seu trabalho na área era de nível mundial". Esta perda "não faz sentido", reagiu Cristiano Ronaldo.</p>
- <p>A trágica notícia da morte de Diogo Jota também não passou indiferente aos políticos, com o primeiro-ministro e o Presidente da República a deixarem palavras de força para a família do futebolista e do irmão. O Parlamento vai aprovar um voto de pesar.</p>
- <p>Funeral de Diogo Jota e André Silva<span style="color: #f1c40f;"><a style="color: #f1c40f;" href="https://www.tsf.pt/1921852034/funeral-de-diogo-jota-e-andre-silva-decorrera-no-sabado-as-10h00-em-gondomar/"><strong> decorrerá no sábado às 10h00 em Gondomar.</strong></a></span></p>
A vice-primeira ministra britânica, Angela Rayner, já foi a Anfield deixar flores. Numa breve declaração, diz que é "absolutamente doloroso perceber como a vida pode mudar tão depressa".
O presidente da Assembleia da República anunciou hoje que o parlamento vai aprovar na sexta-feira um voto de pesar por si proposto pela morte do futebolista internacional português Diogo Jota e do seu irmão, André Silva.
José Pedro Aguiar-Branco falava aos jornalistas em Berna, na Suíça, antes de assistir ao jogo entre Portugal e Espanha do Campeonato Europeu de Futebol Feminino.
“Este é um dia muito triste para o desporto nacional e internacional. Foi com enorme consternação que tivemos conhecimento do falecimento do Diogo Jota e do seu irmão André Silva”, referiu o presidente do parlamento, lamentando, depois, o acidente de viação “brutal”, em Espanha, que “ceifou a vida a jovens promissores”.
José Pedro Aguiar-Branco referiu que, enquanto futebolista, Diogo Jota “sempre representou a seleção portuguesa de futebol com muito orgulho, com muito talento e muito trabalho, constituindo um exemplo para muitos jovens pela forma como exerceu a sua profissão”.
“Quero também anunciar que, na sexta-feira, no parlamento, será votado um voto de pesar que apresentarei, de forma a homenagear a memória destes dois jovens e também o legado que deixam ao desporto nacional”, declarou.
A TSF sabe que o Presidente da República vai estar presente no velório de Diogo Jota.
O funeral dos futebolistas Diogo Jota e André Silva realiza-se às 10h00 de sábado, na Igreja Matriz de Gondomar, revelou à Lusa fonte da Câmara Municipal.
Segundo a fonte, pelas 18h45, continuava por saber quando iria começar o velório, que será na capela da Ressurreição, por detrás da igreja, uma vez que os corpos dos dois irmãos permaneciam em Zamora a aguardar transferência para Portugal.
Com a bandeira do Liverpool içada a meia haste, inúmeras pessoas têm depositado durante a manhã flores, camisolas e cachecóis junto aos portões de Anfield Road, casa do clube inglês, algumas horas após a morte de Diogo Jota.
O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Fernando Gomes, lembrou os oito anos de convivência com Diogo Jota na seleção de futebol, manifestando um profundo pesar e choque com a morte do jogador, aos 28 anos.
“Foi com um sentimento de profundo pesar e de verdadeiro choque que tomei conhecimento da notícia da morte trágica do Diogo Jota. Convivi com ele nos últimos oito anos de mais proximidade, quando, ao serviço da seleção AA, iniciou o seu percurso como internacional”, lembrou o antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em mensagem enviada à agência Lusa.
Fernando Gomes, que deixou a FPF após três mandatos e foi eleito presidente do COP, definiu Diogo Jota como uma “pessoa simples, humilde e muito afável”, acrescentando que era alguém verdadeiramente extraordinário.
Ainda com um caminho desportivo pela frente para percorrer depois de ter um percurso verdadeiramente meteórico em termos da sua afirmação como jogador, mas, acima de tudo, como pessoa, o Diogo era uma pessoa verdadeiramente extraordinária.
O dirigente disse ainda lembrar o sorriso de Diogo Jota, mas também a sua “vontade de ganhar”, de ter resultados, estando sempre “disponível para ajudar em todos os momentos”.
“Neste momento de mágoa, de dor, desejo que esteja em paz, desejar e transmitir à sua família - ainda recentemente, tomou a decisão de se casar com a sua companheira, de quem tem três filhos -, e, portanto, neste momento, aquilo que posso afirmar é que descanse em paz, juntamente com o seu irmão, e que a família possa sobreviver a este momento difícil que, com certeza, tem pela frente, e que cá estaremos para tentar ajudar, um atleta da eleição, que merecia, pelo seu fulgor e pela sua juventude e pela sua forma de estar, continuar entre nós”, concluiu Fernando Gomes.
A polícia espanhola já deu início à investigação do acidente que causou a morte de Diogo Jota e do irmão André Silva. As autoridades não descartam a possibilidade de fazer exames de ADN.
Sinto-me devastada pela mulher dele, pelos filhos e toda a família. Não consigo imaginar o que estão a passar. O meu filho tem 28 anos e... é um grande choque
Diogo Jota não precisou de muito para conquistar os adeptos dos reds. Em Anfield são vários os que deixam flores em homenagem ao número 20, aquele que, como cantavam, acreditavam que os ia levar à vitória.
Os adeptos cantavam ao som de um famoso cântico dos adeptos do River Plate na Argentina e diz (em tradução livre para português):
Ah, ele veste o número 20,
Ele levar-nos-á à vitória,
E quando estiver a correr pela ponta esquerda,
Cortará para dentro e marcará para o LFC.
É um rapaz de Portugal,
Melhor que o Figo, sabiam?
Ah, o nome dele é Diogo!
Anselmo Serra, tesoureiro do Gondomar, lembra o dia em que o clube decidiu dar o nome de Diogo Jota à academia do clube: "Estava aqui muita gente, muitas crianças. Diogo Jota estava aqui na entrada da secretaria onde colocamos uma mesa para autógrafos. A fila nunca mais acabava, mas ele muito humildemente dizia: 'Deixa estar.' E esperava até ao fim."
Esta história mostra, segundo Anselmo Serra, como Diogo Jota é um "símbolo de inspiração".
A morte do internacional português apanhou o clube de surpresa: "Estamos todos em choque."
A Câmara de Gondomar decretou esta quinta-feira um dia de luto municipal pela morte do internacional português Diogo Jota e do irmão, André Silva, vítimas de um acidente de viação em Espanha, naturais deste concelho do distrito do Porto.
Em comunicado, a autarquia, liderada por Luís Filipe Araújo, referiu que o dia de luto municipal será assinalado na sexta-feira, dia durante o qual a bandeira do Município de Gondomar será colocada a meia haste em todos os edifícios e equipamentos municipais.
Diogo Jota foi um avançado capaz de jogar em várias posições do ataque e marcou 150 golos numa carreira sénior de futebolista que o elevou de Gondomar a Liverpool, até morrer esta quinta-feira, aos 28 anos, num acidente rodoviário.
Recorde aqui o percurso de Diogo Jota
“O internacional português destacou-se sempre pela sua qualidade em campo e pelo exemplo que deixa nas gerações mais novas, pela sua história de superação e profissionalismo, sendo reconhecido e admirado pelos adeptos de todos os clubes que representou, na sua notável carreira, brutalmente interrompida aos 28 anos”, referiu o emblema da Luz.
Na mesma nota, o Benfica refere o internacional luso como “um dos mais destacados jogadores da atualidade”, um internacional que esteve em conquistas da seleção, “um digno representante do futebol nacional”, que deixa uma “marca indelével”.
A imprensa desportiva estrangeira vestiu-se de luto para despedir-se do futebolista português Diogo Jota, um "sem igual" que perdeu a vida num "trágico" acidente de viação juntamente com o irmão André Silva.
"Morte de um sem igual", lê-se no título da notícia que 'abre' a versão online do francês L'Équipe.
O mais conceituado diário desportivo europeu recorda o "jogador essencial dos reds e da seleção sem ser um titular indiscutível", que deixará "a imagem de um futebolista à parte, com um percurso longe de ter sido escrito com antecedência".
"Só há maus momentos para deixar este mundo, mas a morte de Diogo Jota esta quinta-feira, 10 dias depois do seu casamento, lembra-nos a crueldade de alguns destinos", evidencia o desportivo francês.
Os italianos La Gazzetta dello Sport e Tuttosport pintam a preto e branco as fotos do avançado internacional português, abrindo os seus sites com a trágica morte, tal como o Corriere dello Sport, que ilustra a notícia com uma fotografia de Jota a festejar a conquista do título de campeão inglês com o Liverpool.
Montenegro manifesta consternação e "sentimento de solidariedade" pela "partida precoce" de Diogo Jota, um "atleta de eleição".
Lembra também o irmão do internacional português, André Silva. Ambos eram "exemplos de simplicidade, de dedicação e de estímulo à prática desportiva", considera, em declarações aos jornalistas.
Para Ronaldo, a morte de Diogo Jota "não faz sentido": "Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado."
"À tua família, à tua mulher e aos teus filhos, envio os meus sentimentos e desejo-lhes toda a força do mundo. Sei que estarás sempre com eles. Descansem em Paz, Diogo e André", lê-se ainda na mensagem publicada nas redes sociais.
E garante: "Vamos todos sentir a vossa falta."
O presidente da Assembleia da República manifestou esta quinta-feira profunda consternação pela morte do futebolista internacional português Diogo Jota e do seu irmão, André Silva, considerando que constitui uma grande perda para o futebol nacional.
Esta mensagem de José Pedro Aguiar-Branco foi publicada na conta oficial da Assembleia da República na rede social X (antigo Twitter).
A UEFA, "profundamente triste" pela notícia que marca esta quinta-feira, decreta um minuto de silêncio “em todas as partidas de hoje e amanhã do Campeonato da Europa feminino 2025”, que arrancou na quarta-feira na Suíça.
Portugal estreia-se esta quinta-feira na competição frente a Espanha. As jogadoras sobem ao relvado com uma braçadeira negra em homenagem a Diogo Jota e a André Silva.
O FC Famalicão manifesta "o mais profundo pesar" pela morte de André Silva, que já vestiu a camisola do clube, e a do irmão Diogo Jota.
"Não se conseguem arranjar palavras para descrever este momento." Numa breve reação à TSF, o presidente da Liga, Reinaldo Teixeira, mostra-se estupefacto com a morte de Diogo Jota e do irmão André Silva e espera agora que o futebol português olhe para este "momento muito triste" e consiga honrar "as alegrias que deram ao futebol".
Também o antigo presidente do Paços de Ferreira, clube onde Jota se destacou em Portugal, tem dificuldade a "assimilar" a notícia. Para Paulo Menezes, o internacional português podia ter "os seus defeitos", mas era, "de facto, ímpar na sua capacidade de trabalho e humildade".
Recordo duas dimensões da pessoa: o desportista e o homem. São coincidentes em tudo naquilo que era a humildade, o trabalho e a dedicação. (...) Digo-lhe, às vezes os jovens procuram símbolos e ídolos... Quem os procurar em Diogo Jota fará a escolha acertada.
O Chelsea escolhe a palavra "devastado" para ilustrar como está a reagir à morte de Diogo Jota e à do irmão, André Silva.
"Todos" no Manchester City estão "chocados e tristes" com esta notícia. O clube inglês recorre a uma imagem de Diogo Jota com Bernardo Silva para ilustração a publicação que fez nas redes sociais.
Também o Arsenal envia as condolências à família e aos amigos dos futebolistas.
O Wolverhampton, clube onde Diogo Jota atuou, escreve estar com o "coração partido".
Numa breve declaração, sem direito a perguntas, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol lamentou a morte de Diogo Jota e enviou condolências à família.
Hoje o futebol português está devastado. Estamos todos de luto. (...) O Diogo era aquilo que todos nós queremos ser, uma referência para o futebol português e o talento de uma geração.
O jogador da seleção nacional Diogo Jota morreu esta quinta-feira, na sequência de um acidente de viação, na província de Zamora, em Espanha. Tinha 28 anos e vestia também a camisola do Liverpool. A notícia é avançada pelo jornal espanhol Marca.
Pedro Proença sublinha o que representava, atualmente, o internacional português e também o irmão André. Pede ainda "respeito" pela memória de Diogo Jota, também um "homem de família", neste momento "muito difícil para todos".
Fernando Santos lamenta na TSF a morte de Diogo Jota e afirma que está chocado com esta notícia inesperada. O antigo selecionador lembra a relação "muito forte" que o jogador tinha com toda a equipa.
Pepe já reagiu à morte de Diogo Jota e do irmão André após receber a notícia "com enorme tristeza": "Uma perda prematura, dolorosa, que nos deixa a todos mais pobres — como colegas, como amigos e como amantes do futebol."
Envia as condolências à família e deseja: "Que encontrem força no amor e nas memórias que deixaram."
O FC Porto "está de luto" pela morte de Diogo Jota e o irmão André Silva.
"É com choque e profundo pesar que enviamos as sentidas condolências à família e amigos do Diogo Jota e irmão André Silva, que também foi nosso atleta nos escalões de formação", escrevem os dragões nas redes sociais.
O Presidente da República lamentou esta quinta-feira a morte "trágica e prematura" do futebolista português Diogo Jota e do seu irmão André Silva, também jogador de futebol, considerando que é "uma perda que a todos os portugueses consternou".
Numa mensagem de pesar publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa "lamenta profundamente a morte trágica e prematura do jogador de futebol Diogo Jota e do seu irmão André Silva".
Na nota, refere-se que Diogo Jota "representou ao mais alto nível o futebol português", tendo iniciado a sua carreira "nas camadas jovens do Gondomar, a que se seguiu o Paços de Ferreira e o Futebol Clube do Porto" e que "em Inglaterra esteve ao serviço do Wolverhampton e atualmente no Liverpool onde se destacou internacionalmente".
"Pela Seleção Nacional de Futebol também demonstrou um elevado profissionalismo e dedicação, inserido numa geração que tem levado o futebol português ao mais alto nível", acrescenta-se.
O Presidente da República "apresenta as mais sentidas condolências à sua família, amigos e colegas de profissão, por uma perda que a todos os portugueses consternou".
O Liverpool Football Club está "devastado" por causa do "trágico" falecimento de Diogo Jota.
O clube inglês não faz, para já, mais comentários e pede respeito pela privacidade da família, dos amigos, dos colegas de equipa e de todos aqueles que estejam a "tentar lidar com a perda inimaginável" que representa a morte de Diogo Jota e do irmão André.
"Continuaremos a fornecer-lhes todo o nosso apoio", garante.
"O mundo do futebol ficou mais pobre." É, desta forma, que o Sporting reage à morte de Diogo Jota e à do seu irmão André Silva.
O clube leonino deixa na rede social X uma mensagem de condolências à família.
O primeiro-ministro lamentou a morte “inesperada e trágica” do futebolista Diogo Jota, num acidente de viação, considerando que esta quinta-feira é “um dia triste para o futebol e para o desporto nacional e internacional”.
