"Gouveia e Melo serviu sempre a nação, os outros candidatos viveram à conta do sistema." Mas almirante desliza nas sondagens
No Fórum TSF, a candidatura de António José Seguro diz acreditar que tem o apoio do "povo socialista". Já os representantes de Ventura e de Cotrim de Figueiredo desvalorizam a sondagem da Pitagórica para a TSF/JN/TVI/CNN Portugal
Corpo do artigo
Porque Henrique Gouveia e Melo deu "uma demonstração muitíssimo brilhante de como fazer bem feito" na altura da pandemia de Covid-19, a sua candidatura diz no Fórum TSF não temer choques nem estatísticas. Luís Marques Mendes e António José Seguro vão-se animando com as sondagens mais recentes, enquanto André Ventura e João Cotrim de Figueiredo desvalorizam.
Na sondagem da Pitagórica para a TSF/JN/TVI/CNN Portugal, o almirante na reserva continua a liderar as intenções de voto, mas está empatado com Marques Mendes. Numa eventual segunda volta, Gouveia e Melo, Marques Mendes e Seguro batem André Ventura.
A candidatura de Gouveia e Melo à Presidência da República, representada por Eduardo Correia, no Fórum TSF, desvaloriza o facto de o almirante na reserva estar a deslizar relativamente às primeiras sondagens. Admite não estar preocupado com a inexperiência em debates políticos deste possível sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa, até porque há outros argumentos: "Tem uma carreira militar brilhante, pôs constantemente a sua vida e o seu intelecto ao serviço da nação. Aparece [no mundo mediático] numa fase muito difícil da sociedade portuguesa, aquando da pandemia, e, no fundo, dá uma demonstração muitíssimo interessante, muitíssimo brilhante, de como fazer bem feito, que é o que falta."
Eduardo Correia faz ainda uma distinção, "sem querer ofender ninguém", entre Gouveia e Melo e os restantes nomes: o almirante na reserva "serviu sempre o sistema", enquanto os outros "viveram dentro do sistema, usando uma expressão popular, à conta do sistema".
Por sua vez, Margarida Rebelo Pinto, da comissão de honra de Marques Mendes, encara as estatísticas como um "sinal de confiança". Durante o Fórum TSF, o próprio Marques Mendes reagiu, mostrando-se "feliz e muito satisfeito" com os resultados: “Porque todas têm uma coisa em comum. Se as eleições fossem hoje, eu estaria na segunda volta, eu passaria da primeira à segunda volta. Ora, esse é o meu primeiro grande objetivo.”
Do lado da candidatura de António José Seguro a Belém, que nesta sondagem surge em terceiro lugar, Óscar Gaspar fica animado com estes resultados e realça a adesão "dos progressistas, dos humanistas" e também "do povo socialista". Já é público o apoio de, por exemplo, Maria de Belém e do eurodeputado Francisco Assis, ambos socialistas, sendo que o PS ainda declarou apoio a qualquer candidato.
André Ventura está em quarto lugar à primeira volta e, num cenário de segunda volta, seria derrotado por qualquer um destes adversários. Pedro Frazão, deputado do Chega e apoiante do líder do seu partido político, desvaloriza a sondagem, confiando que tudo vai correr bem. E analisa "a perda de terreno" de Gouveia e Melo - "que pode denotar um desencantamento com a figura à medida que aumenta as suas declarações públicas e desenrola o seu novelo de ideias para o país".
Já Gonçalo Cordeiro, dirigente da Iniciativa Liberal e apoiante de Cotrim de Figueiredo, considera que a procissão ainda vai no adro: "A campanha ainda não começou e ainda estamos a fazer o rescaldo das autárquicas, que desviaram atenções das presidenciais." E lembra que nas eleições europeias, em junho do ano passado, a IL elegeu dois eurodeputados quando nada o fazia prever.

