Mais de cinco mil bombeiros vão receber bónus de 25% pelo combate às chamas em semana crítica
Com este acréscimo, as diárias passam a ser 84,13 e 97,88 euros
Corpo do artigo
Os bombeiros voluntários que combateram os fogos no Norte e no Centro do país, entre os dias 15 e 19 de setembro e integraram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, vão receber mais pelo trabalho realizado nessa semana. Em comunicado enviado à TSF, o Ministério da Administração Interna revela que o Governo decidiu dar um bónus de 25% por cada um dos dias que os bombeiros estiveram no terreno.
A decisão está num despacho que já foi assinado pelo secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, e determina que o valor diário pago aos bombeiros é, até agora, "respetivamente 67,30 euros e 78,30 euros, consoante se trate de bombeiros integrantes das várias equipas ou bombeiros do quadro de comando". Com mais 25%, as diárias passam a ser 84,13 e 97,88 euros.
Já foi dada ordem à Autoridade Nacional de Proteção Civil para fazer as contas aos valores devidos, de maneira a que o dinheiro chegue às corporações "com a máxima brevidade". Esta medida vai abranger cerca de cinco mil bombeiros, segundo o Diário de Notícias.
O Ministério de Margarida Blasco refere-se aos bombeiros como "a coluna vertebral da Proteção Civil". Afirma igualmente que este é um "primeiro sinal, ainda que simbólico, após o empenho extraordinário", de que está "a trabalhar na valorização" destes homens e mulheres.
De acordo com o Copernicus, o sistema europeu que se dedica à observação da terra, quase 150 mil hectares arderam em Portugal, nas últimas semanas.
