Algarve: levantado desaconselhamento de banhos nas praias de Vilamoura e Quarteira
A prática balnear nas duas praias estava desaconselhada desde quarta-feira devido a uma descarga de águas residuais na marina de Vilamoura
Corpo do artigo
A Câmara Municipal de Loulé informou esta quinta-feira que o desaconselhamento de banhos nas praias de Quarteira e Vilamoura, no Algarve, foi levantado após novas análises à água.
"Por indicação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) foi levantado o desaconselhamento de banhos nas águas balneares de Quarteira e Vilamoura. Os resultados das análises realizadas à qualidade da água demonstram que a prática balnear pode ser retomada de forma segura", indica o município de Loulé.
Os banhos nas praias de Vilamoura e Quarteira, no Algarve, estiveram limitados desde quarta-feira, não sendo aconselhável a entrada na água. A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) justificou este conselho com a qualidade da água do mar nestes dois locais.
A informação foi confirmada à TSF pelo capitão do Porto de Faro, Mário Figueiredo, que sublinhou que esta foi uma medida preventiva.
"Sabemos, por indicação da Agência Portuguesa do Ambiente, através da administração da região hidrográfica do Algarve, que terá acontecido uma avaria na estação elevatória de Quarteira que provocou a descarga de águas residuais para a marina de Vilamoura. Nesse enquadramento, como medida preventiva de saúde pública, estão desaconselhados os banhos nas unidades balneares contíguas à marina de Vilamoura. Estamos a falar das praias de Vilamoura e de Quarteria. A APA já está a conduzir as recolhas de água para as análises. São esperados os resultados provisórios ainda durante o dia de hoje e os resultados definitivos amanhã. Quero acreditar que amanhã teremos mais informação e estaremos mais esclarecidos", explicou Mário Figueiredo.