Conquistadores no G8. Vitória SC é a primeira equipa portuguesa de sempre a chegar aos oitavos da Liga Conferência
Veja os golos. A equipa de Guimarães terminou a fase principal da Liga Conferência no segundo lugar, apenas atrás do Chelsea
Corpo do artigo
Os recordes europeus esta temporada chegaram de onde menos se esperava. Depois de vencer nove jogos consecutivos e de ser a primeira equipa portuguesa na fase principal da Liga Conferência, o Vitória SC tornou-se também na primeiro clube português a participar nos oitavos de final da prova, depois de conquistar o 2.º lugar na fase de liga. Os vimaranenses empataram esta quinta-feira frente à Fiorentina na última jornada da Liga Conferência e garantiu o acesso direto aos oitavos de final da prova, depois de uma fase de liga completamente invicta.
A primeira oportunidade do jogo apareceu bem cedo. Num ataque rápido, Gustavo Silva avançou pela direita e, dentro da área, rematou ao lado da baliza italiana.
O jogo estava entretido, com vários ataques de ambos os lados, mas quem marcou primeiro foi mesmo o Vitória SC. João Mendes descobriu Kaio César à direita, o extremo avançou até à linha de fundo e cruzou para o segundo poste, onde apareceu Gustavo Silva a fazer o golo.
Já no segundo tempo, Gustavo Silva voltou a marcar, na sequência de um lance confuso, mas o golo foi invalidado por falta marcada ao ataque vimaranense.
Os italianos empataram a partida aos 87 minutos. Depois de um canto afastado pela equipa portuguesa, a bola regressou à grande área e, ao segundo poste, Mandragora fez o 1-1.
Mesmo assim, o Vitória SC terminou a fase regular da Liga Conferência no segundo lugar e garantiu o acesso aos oitavos de final, tornando-se na primeira equipa portuguesa a alcançar essa fase da prova. O SC Braga tinha jogado o play-off da competição em 2022/2023, mas foi eliminado pela Fiorentina.
Onze do Vitória SC: Bruno Varela, Alberto Baio, Jorge Fernandes, Óscar Rivas, João Mendes, Manu Silva, Tiago Silva, Kaio César, Nuno Santos, João Mendes e Gustavo Silva.
Onze da Fiorentina: Terracciano, Dodô, Mandragora, Beltran, Gudmundsson, Ikoné, Comuzzo, Richardson, Martínez Quarta, Parisi e Kouamé.
Suplentes do Vitória SC: Charles, Gui, Miguel Maga, Mikel Villanueva, Tomás Ribeiro, Tomás Händel, Diogo Sousa, Telmo Arcanjo, Samu, Zé Carlos, Bica e Dieu Merci.
Suplentes da Fiorentina: