Conquistadores no G8. Vitória SC é a primeira equipa portuguesa de sempre a chegar aos oitavos da Liga Conferência

Hugo Delgado/Lusa
Veja os golos. A equipa de Guimarães terminou a fase principal da Liga Conferência no segundo lugar, apenas atrás do Chelsea
Os recordes europeus esta temporada chegaram de onde menos se esperava. Depois de vencer nove jogos consecutivos e de ser a primeira equipa portuguesa na fase principal da Liga Conferência, o Vitória SC tornou-se também na primeiro clube português a participar nos oitavos de final da prova, depois de conquistar o 2.º lugar na fase de liga. Os vimaranenses empataram esta quinta-feira frente à Fiorentina na última jornada da Liga Conferência e garantiu o acesso direto aos oitavos de final da prova, depois de uma fase de liga completamente invicta.
A primeira oportunidade do jogo apareceu bem cedo. Num ataque rápido, Gustavo Silva avançou pela direita e, dentro da área, rematou ao lado da baliza italiana.
O jogo estava entretido, com vários ataques de ambos os lados, mas quem marcou primeiro foi mesmo o Vitória SC. João Mendes descobriu Kaio César à direita, o extremo avançou até à linha de fundo e cruzou para o segundo poste, onde apareceu Gustavo Silva a fazer o golo.
Já no segundo tempo, Gustavo Silva voltou a marcar, na sequência de um lance confuso, mas o golo foi invalidado por falta marcada ao ataque vimaranense.
Os italianos empataram a partida aos 87 minutos. Depois de um canto afastado pela equipa portuguesa, a bola regressou à grande área e, ao segundo poste, Mandragora fez o 1-1.
Mesmo assim, o Vitória SC terminou a fase regular da Liga Conferência no segundo lugar e garantiu o acesso aos oitavos de final, tornando-se na primeira equipa portuguesa a alcançar essa fase da prova. O SC Braga tinha jogado o play-off da competição em 2022/2023, mas foi eliminado pela Fiorentina.
Onze do Vitória SC: Bruno Varela, Alberto Baio, Jorge Fernandes, Óscar Rivas, João Mendes, Manu Silva, Tiago Silva, Kaio César, Nuno Santos, João Mendes e Gustavo Silva.
Onze da Fiorentina: Terracciano, Dodô, Mandragora, Beltran, Gudmundsson, Ikoné, Comuzzo, Richardson, Martínez Quarta, Parisi e Kouamé.
Suplentes do Vitória SC: Charles, Gui, Miguel Maga, Mikel Villanueva, Tomás Ribeiro, Tomás Händel, Diogo Sousa, Telmo Arcanjo, Samu, Zé Carlos, Bica e Dieu Merci.
Suplentes da Fiorentina: