Fundado por antigos adeptos do United, há um clube em Manchester que vive para a comunidade e tem o Benfica na bancada
À TSF, Paul Hurst, dirigente do FC United, conta que o Benfica enviou uma equipa jovem para a inauguração do estádio. O pequeno clube surgiu da cisão de alguns adeptos dos red devils descontentes com a venda do Manchester United a milionários norte-americanos
Corpo do artigo
Ruben Amorim vai dando os primeiros passos como treinador do Manchester United, mas na zona oeste da cidade surgiu um clube de descontentes com o novo clube do técnico português.
Descontentes com a venda a milionários norte-americanos em 2005, antigos adeptos do Manchester United fundaram o Football Club United of Manchester (FC United). No topo da bancada oeste do estádio onde joga existe uma tarja de vários metros com os símbolos do próprio clube e do Benfica.
"O nosso primeiro jogo aqui foi a 29 de maio de 2015. Talvez os ouvintes não queiram ouvir isto, mas é o aniversário da final da Taça dos Campeões de 1968 entre o Benfica e Manchester United. Agradecemos ao Benfica por ter enviado uma equipa de jovens para o nosso primeiro jogo no estádio", conta Paul Hurst, dirigente do clube, à TSF.
O FC United tem as mesmas cores do gigante de Manchester, mas não foi só a venda do clube que originou a separação: "Os adeptos estavam contra e decidiram que depois da venda estar concretizada iam fundar outro clube. Esse clube é o FC United. Mas há outros motivos. Nos últimos 20 anos, a situação do público piorou. A Premier League e os clubes não se preocupam com os adeptos, pela forma como fazem os calendários, os problemas para os adeptos visitantes nas deslocações, os preços dos bilhetes. São problemas para adeptos da classe operária."
Mas o trabalho do clube não se limita à bola a rolar dentro das quatro linhas do relvado. Por baixo da mesma bancada há salas de aula e, a partir dos 16 anos, alguns dos jogadores têm ali formação profissional como alternativa.
"Queremos ser o clube da comunidade. Apesar da nossa história estar ligada ao Manchester United, nós queremos ser o clube deste local, desta área.
Os jovens daqui não têm como pagar os bilhetes para Old Trafford ou para Etihad. Eu cresci a ver futebol ao vivo e acredito que quem me escuta também já assistiu aos jogos na comunidade onde vive. Queremos que um jovem que viva nesta zona possa assistir aos jogos, porque o bilhete de época custa 21 libras e dá direito a ver os 21 jogos em casa. Portanto, uma libra por jogo. É assim desde sempre. Queremos ser um bom vizinho, um lugar onde os jovens podem vir jogar e estudar na academia a partir dos 16 anos", explica Paul Hurst.
O FC United é clube controlado pelos adeptos, onde as quotas a pagar pelos mais jovens para a jogar futebol custam três libras por ano.