Papa Leão XIV "fala perfeitamente português" e "está por dentro da realidade de Portugal". Patriarcado acredita em visita para breve
Rui Valério espera que o novo Papa assuma um compromisso com a paz, continue alguns dos caminhos abertos por Francisco e que "ajude a cultivar a dimensão interior, espiritual e teológica"
Corpo do artigo
O patriarca de Lisboa já se encontrou algumas vezes com o cardeal Robert Francis Prevost, agora Papa Leão XIV. Ouvido pela TSF esta sexta-feira, Rui Valério confessa que espera uma visita do chefe da Igreja Católica a Portugal, até porque, além de Agostinho, Leão XIV é também Mariano.
“Eu julgo que ele acalenta muito o desejo de regressar a Portugal, não só pela vertente Mariana, essa porventura é aquela que mais sobressai, mas a própria ordem agostiniana que está presente cá em Portugal”, afirma Rui Valério.
“Além disso, ele é uma pessoa que fala perfeita e corretamente português. Das vezes em que estive com ele pude verificar quanto estava próximo e por dentro da realidade do nosso país”, acrescenta, sublinhando que isto são tudo “premissas” que o levam a acreditar que, “mais tarde ou mais cedo, esteja entre nós”.
Questionado sobre o que espera do novo Papa, Rui Valério aponta três aspetos: “Em primeiro lugar, o compromisso da Igreja em construir pontes em prol da paz desarmada e da paz desarmante. Nessa linha, uma igreja que não está de costas voltadas para o mundo, para a sociedade, mas antes uma igreja que abre portas, estradas e caminhos.”
Em segundo, Rui Valério espera que o Papa Leão XIV continue “alguns dos caminhos abertos pelo Papa Francisco”.
Ele deu a entender isso, seja quando se referia à Igreja Sinoval, à Igreja Missionária e quando faz uma explícita alusão por aquela atitude que era tão querida do Papa Francisco, que era a caridade e a misericórdia.
O patriarca de Lisboa espera ainda que o novo chefe da Igreja Católica "ajude a cultivar a dimensão interior, espiritual e teológica”.
O cardeal Robert Francis Prevost, 69 anos, foi eleito na quinta-feira Papa, após dois dias de conclave, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV.
Nascido em Chicago, Estados Unidos, o novo Papa tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho, tendo sido bispo de Chiclayo (Peru) e era o Prefeito do Dicastério dos Bispos.
Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.