Paris recebe Jogos Paralímpicos com "mensagem extremamente forte de inclusão"
A cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris decorre esta noite e conta com a participação de 4400 atletas paralímpicos e 182 delegações. Tal como para a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, esta cerimónia acontece pela primeira vez fora de um estádio
Corpo do artigo
A cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris decorre, esta quarta-feira, 28 de agosto, a partir das 20h00 locais (19h00 em Lisboa), na Praça da Concórdia, no centro de Paris. A ministra demissionária dos Desportos e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, Amélie Oudéa-Castéra, indica que a cerimónia desta noite transmite uma mensagem forte de inclusão.
"O presidente do Comité Organizador dos Jogos de Paris 2024, Tony Estanguet, afirmou que esta cerimónia de abertura vai ser muito importante… porque pretende mexer com as consciências e transmitir uma mensagem extremamente forte de inclusão, nesta Praça da Concórdia", defendeu a ministra francesa.
Foram instalados 30 mil lugares nesta praça histórica: cada bilhete custa entre 150 e 700 euros. A avenida dos Campos Elísios vai também receber 15 mil espectadores, que vão poder assistir gratuitamente ao desfile de uma parte dos 4400 atletas paralímpicos, que representam 182 delegações neste evento mundial.
O diretor artístico da cerimónia, Thomas Jolly, garante que se trata de um espetáculo festivo e político. "A cerimónia tinha, claro, de incluir nas suas atuações artísticas, coreográficas ou musicais, artistas com deficiência. Isto porque todos os corpos são belos e a arte não é padronizada: a arte é possível com todos os corpos", afirmou Thomas Jolly.
Gérald Darmanin, ministro do Interior, indicou que 15 mil polícias foram mobilizados na capital francesa. Tal como foi feito para a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, foi criado um perímetro de segurança à volta do percurso dos artistas e atletas.
A cerimónia vai ter a duração de três horas e vai terminar com o tradicional acender do caldeirão paralímpico que, tal como durante os Jogos Olímpicos, se situa no Jardim das Tulherias.
Portugal terá em Paris a sua 11.ª participação em Jogos Paralímpicos, evento no qual soma um total de 94 medalhas, estando representado por 27 atletas, que vão competir num número recorde de 10 modalidades.
