Portugal não foge à onda de retração das vendas da marca liderada por Elon Musk, seguindo a tendência de França e Alemanha, onde a Tesla, num mês, viu as vendas afundarem 76,3%. Em Itália, a queda foi de 3% e apenas Espanha regista uma ligeira subida (5%)
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A Tesla registou, no mês de fevereiro, quedas históricas das vendas na Europa. De acordo com dados divulgados, esta quarta-feira, pela agência France-Presse, a marca liderada por Elon Musk afundou 76,3% em França e na Alemanha, enquanto em Portugal registou uma quebra acima de 53% para as 547 unidades, mantendo a tendência negativa no mercado europeu desde o início do ano face ao igual período de 2024.
No acumulado do ano, a descida das vendas da marca norte-americana de carros elétricos derrapou cerca de 45%. A Tesla viu ainda a sua quota de mercado descer de 6% para 3% em 12 meses.
Em sentido contrário, a Peugeot lidera as vendas com mais de mil unidades e uma subida superior a 274% no acumulado do ano. Só no mês passado, vendeu 681 unidades. Já a chinesa BYD disparou as vendas em 136%, o que significa 150% no acumulado, enquanto a BMW subiu 60% em fevereiro e mais 27% no acumulado anual.
Apesar da descida, o Model3 da Tesla continua no Top 10 de vendas, em nono lugar, com 741 unidades vendidas e apenas com 2% do mercado.
A tendência de queda acentuou-se em fevereiro, de acordo com a Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA), que já em janeiro deu conta de um trambolhão superior a 50% nas vendas da Tesla nos países da União Europeia, face ao mês homólogo do ano passado, passando das mais de 15 mil unidades vendidas há um ano para perto de 7500 unidades.
A procura de veículos elétricos tem vindo a aumentar na Europa. Os eletrificados pesam já mais de 60% do mercado, enquanto os veículos a combustão têm agora 39% de quota de mercado.
O ano de 2025 começou com uma subida de 81% da procura por veículos elétricos usados face a janeiro de 2024, mas também se manteve em alta a procura por veículos a combustão.
A procura por carros a gasolina subiu 29%. Já a busca por automóveis a diesel cresceu 10% face ao período homólogo, segundo o portal Standvirtual, que analisa mensalmente o mercado automóvel, com base em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual analisa detalhadamente os principais indicadores de compra e venda.
O aumento da procura sente-se sobretudo nas marcas premium, com a procura a aumentar 26% face ao mesmo mês do ano passado. No entanto, a oferta revela uma diminuição de aproximadamente de 4%.
Já no caso das marcas de luxo, é possível observar um crescimento de 12% da procura e menos 5% de oferta face a janeiro do ano passado.
Só em janeiro, as vendas de veículos 100% elétricos cresceram 53% na Alemanha, 37% na Bélgica e 28% nos Países Baixos.
Há um mês, o analista da Bloomberg, Steve Man, dizia que a Tesla está a sofrer com a concorrência e com as controvérsias que rodeiam Elon Musk. Na última semana, o preço das ações da Tesla caíram mais de 45% desde o seu pico em 2024, tendo a empresa sido considerada por vários analistas como uma das que teve pior desempenho na bolsa de Nova Iorque, cotada no Nasdaq 100, apagando os mais de 700 biliões de dólares em valor, o nível mais baixo desde 4 de novembro.
Países como o Canadá ponderam agora impor tarifas elevadas à Tesla como retaliação à imposição de tarifas por parte da Administração Trump, da qual faz parte Elon Musk, mas a empresa também enfrenta uma concorrência substancial de outras companhias, especialmente as chinesas, que tornaram apetecíveis as suas ações, como a XPeng, Li Auto e Nio.
