A generosidade de Ronaldo e a prenda incrível da Turquia: Portugal já está nos oitavos. Veja os golos
Ronaldo ofereceu o golo a Bruno Fernandes e tornou-se, assim, recordista de assistências em Europeus. Depois da Chéquia, também a Turquia marcou um autogolo. O primeiro lugar está assegurado no Grupo F e o próximo jogo é em Frankfurt no dia 1 de julho, mas ainda não é conhecido o adversário
Corpo do artigo
A equipa que ganhasse este duelo, garantia já um lugar nos oitavos. Pontuações à parte, o Turquia-Portugal arrancou com ocasiões de perigo. O primeiro remate à baliza saiu do pé de Ronaldo, logo aos dois minutos, para defesa fácil de Bayindir. Depois a resposta turca: uma tentativa de remate na pequena área de Aktürkoglu, Rúben Dias aliviou o perigoso lance.
Foi golo de Portugal! Nuno Mendes cruzou rasteiro para o pontapé certeiro de Bernardo Silva aos 21 minutos.
Sete minutos depois, um erro da defesa da seleção de Vincenzo Montella ofereceu um autogolo incrível à equipa de Roberto Martínez. Akaydin quis passar a bola a Bayindir? Não se sabe. Certo é que concretizou o sexto autogolo do Euro 2024 e o segundo a favor de Portugal.
No lance seguinte, Akturkoglu ameaçou a baliza de Diogo Costa, mas o guarda-redes do FC Porto respondeu ao mais alto nível, a defender com o pé direito.
Aos 41', o guarda-redes português voltou a aparecer na partida ao agarrar o remate de Kokçu.
Intervalo no jogo que parou o Rock in Rio Lisboa. Dezenas de milhares de pessoas viram, a partir dos ecrãs do Parque Tejo, o que estava a acontecer em Dortmund.
A bola voltou a rolar no estádio Signal Iduna Park. Saiu Rafael Leão e entrou Pedro Neto e Palhinha foi substituído por Rúben Neves. Ambos viram cartão amarelo na primeira parte, sendo que o avançado do AC Milan vai falhar o último encontro da fase de grupos frente à Geórgia. Do lado turco, saiu Kokçu para a entrada de Yazici.
O caudal ofensivo de Portugal não deu tréguas. Aos 56', após passe longo de Rúben Neves, Bruno Fernandes foi servido por Cristiano Ronaldo no coração da área e fez o terceiro golo da seleção das quinas. Graças a este gesto de generosidade, além de ser o melhor marcador de sempre em Europeus, com 14 golos, o capitão tornou-se no recordista de assistências no torneio, com sete.
Do jogo que deu a Portugal os oitavos, é de destacar ainda as aproximações perigosas à baliza adversária, a eficácia das combinações, os alívios de Pepe e as inúmeras invasões de campo, nas quais o alvo era Ronaldo.
Temeram-se os apupos turcos no estádio, mas Portugal pode respirar de alívio: é líder do Grupo F e os oitavos estão já marcados no calendário. São dia 1 de julho em Frankfurt, no Deutsche Bank Park. Agora, só falta conhecer o adversário, que será o terceiro classificado do Grupo A, B ou C.
Onze da Turquia: Altay Bayindir; Zeki Çelik, Samet Akaydin, Abdulkerim Bardakci e Ferdi Kadioglu; Hakan Çalhanoglu e Kaan Ayhan; Kenan Yildiz, Orkun Kokçu e Yunus Akgun; Baris Yilmaz.
Onze de Portugal: Diogo Costa; João Cancelo, Rúben Dias, Pepe e Nuno Mendes; Bruno Fernandes, Palhinha e Vitinha; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Rafael Leão.
Suplentes da Turquia: Çakir, Demiral, Yokuslu, Guler, Tosun, Yazici, Kaplan, Ozcan, Yuksek, Muldur, Yildiz, Kiliçsoy e Yildirim.
Suplentes de Portugal: Rui Patrício, José Sá, Dalot, Semedo, Gonçalo Ramos, Félix, Danilo, Gonçalo Inácio, João Neves, Matheus Nunes, Rúben Neves, Diogo Jota, António Silva, Pedro Neto e Francisco Conceição.
