Por sua vez, a líder da Política Externa da União Europeia, Kaja Kallas, leva “mensagem clara” a Kiev: “A União Europeia quer que a Ucrânia vença esta guerra”
Corpo do artigo
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, está em Kiev com outros novos representantes da UE, onde deverá encontrar-se com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e com representantes de outras instituições. António Costa viajou acompanhado da Alta Representante da UE para a Política Externa, Kaja Kallas.
A delegação europeia inclui também a Comissária de Alargamento, Marta Kos, tendo como objetivo “demonstrar o apoio inabalável da União Europeia ao povo ucraniano”, anunciou António Costa numa curta nota publicada na rede social de Elon Musk, X.
Ao que a TSF apurou, durante a sua primeira visita oficial, no dia em que assumem formalmente as suas funções, “os três líderes deverão reunir-se com o Presidente Zelensky para discutir a invasão da Rússia e formas de reforçar o apoio da UE à autodefesa da Ucrânia”.
“O Sr. Costa, a Sra. Kallas e a Sra. Kos também irão reunir-se com outros membros do governo ucraniano, do parlamento ucraniano e da sociedade civil durante a sua estada na capital”, detalhou fonte europeia.
A líder da Política Externa da União Europeia, Kaja Kallas, declarou que “é um privilégio estar em Kiev ao lado de Costa e da Comissária Kos”, na sua “primeira visita desde que assumiu funções”.
“A minha mensagem é clara: a União Europeia quer que a Ucrânia vença esta guerra”, vincou Kallas numa curta nota pública, em que sublinhou que a UE fará “tudo o que for necessário” para que esse objetivo seja alcançado.
A Comissária para o Alargamento, Marta Kos, que também integra a comitiva, anunciou que está em Kiev “com uma mensagem poderosa: Ucrânia, pode contar com o apoio inabalável e forte da Europa no seu caminho para a liberdade, a paz e um futuro plenamente europeu”.
Marta Kos também considerou ser “uma honra estar em Kiev no primeiro dia como Comissária Europeia para o Alargamento, juntamente com António Costa e Kaja Kallas”.