Caminho da eliminatória vai dar a Roma. FC Porto empata e play-off da Liga Europa decide-se em Itália
Veja os golos. Os romanos abriram o marcador no último lance da primeira parte e os dragões empataram já no segundo tempo
Corpo do artigo
Há muitos provérbios que nos chegam desde a antiguidade clássica e um deles é que todos os caminhos vão dar a Roma. Este é um dos casos em que o provérbio é realidade. O FC Porto empatou (1-1) esta quinta-feira com a AS Roma na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.
Zeki Çelik abriu o marcador no último lance da primeira parte e, já na segunda, Francisco Moura empatou a partida, antes de Bryan Cristante ser expulso.
Em comparação com o clássico de sexta-feira, Martín Anselmi só fez duas mexidas no onze inicial, ao retirar Zé Pedro e Pepê e colocando Otávio (que esteve suspenso) e Gonçalo Borges.
Os primeiros minutos da partida foram divididos, com os dragões a pressionarem alto e a terem duas entradas na área perigosas, mas sem que houvesse remate. Primeiro, foi Gonçalo Borges que esbarrou na muralha defensiva italiana e, depois, Rodrigo Mora e Samu não remataram, perdendo uma ocasião clara para marcar.
A partir do quarto de hora de jogo, a AS Roma começou a tomar conta das operações, conseguindo manter a bola no meio-campo portista, mas sem conseguir criar perigo.
Já perto do intervalo, a AS Roma teve uma baixa de peso, já que Dybala teve de ser substituído por lesão. Para dentro das quatro linhas foi Baldanzi.
Já em período de compensação da primeira parte, os romanos jogaram bem pela direita, o cruzamento foi ter com um ressalto entre Nehuén Pérez e Dovbyk e a bola sobrou para Zeki Çalik que, na cara de Diogo Costa, fez o 1-0.
Para a segunda parte, Claudio Ranieri tirou Manu Koné, depois dos pedidos de expulsão por parte dos dragões, e Saelemaekers, também amarelado, para lançar Pisilli e El Shaarawy na partida. No lado portista não houve alterações.
No primeiro lance do segundo tempo, Samu e Rodrigo Mora trabalharam para isolar Francisco Moura e o lateral rematou à meia-volta para uma boa intervenção de Svilar.
Aos 63 minutos, Martín Anselmi fez as primeiras alterações, com as entradas de Fábio Vieira e Pepê para os lugares de Alan Varela e Rodrigo Mora.
Logo a seguir, num canto batido por Lorenzo Pellegrini na direita, Cristante cabeceou para uma boa defesa de Diogo Costa a evitar o segundo golo romano.
No lance imediatamente a seguir, Diogo Costa lançou rápido Pepê, o brasileiro entrou na área e embrulhou-se com os defesas da AS Roma, mas a bola sobrou para um remate forte de Francisco Moura para o fundo da baliza de Svilar.
Aos 72 minutos, Bryan Cristante fez falta sobre Fábio Vieira e viu o segundo cartão amarelo, acabando expulso da partida. Após a expulsão, Ranieri tirou Dovbyk e lançou Leandro Paredes. No FC Porto, saiu Otávio e entrou Namaso.
Minutos depois, Gonçalo Borges recebeu sozinho um cruzamento da direita, mas o remate de primeira saiu muito torto.
Até ao final da partida, os dragões bem tentaram, mais com o coração do que com arte, chegar a golo da vitória, mas sem sucesso. Assim, a decisão da eliminatória fica para a próxima semana, em Roma.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Tiago Djaló, Nehuén Pérez, Otávio, João Mário, Alan Varela, Eustáquio, Francisco Moura, Rodrigo Mora, Gonçalo Borges e Samu.
Onze da AS Roma: Svilar, Zeki Çelik, Mancini, N'Dicka, Saelemaekers, Koné, Cristante, Pellegrini, Angeliño, Dybala e Dovbyk.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Marcano, William Gomes, Fábio Vieira, Pepê, Zaidu, Vasco Sousa, Namaso, André Franco, Tomás Pérez. Deniz Gül e Zé Pedro.
Suplentes da AS Roma: De Marzi, Gollini, Abdulhamid, Shomurodov, Hummels, Paredes, Soulè, Nelsson, Baldanzi, Pisilli, Sangaré e El Shaarawy.