O incêndio em Trancoso alastrou-se para os concelhos de Fornos de Algodres, Aguiar da Beira e Celorico da Beira
Corpo do artigo
O incêndio florestal, que começou no sábado, em Trancoso, no distrito da Guarda, consumiu quase 14 mil hectares de área, segundo estimativas divulgadas esta quarta-feira pelo Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS).
O EFFIS, que se baseia em imagens de satélite do programa Europeu Copernicus, precisa que a área ardida do incêndio que começou em Trancoso e alastrou para os concelhos de Fornos de Algodres, Aguiar da Beira e Celorico da Beira totaliza 13.741 hectares.
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) dá conta que desde 1 de janeiro arderam em Portugal 63.247 hectares, metade dos quais nas últimas três semanas, e deflagraram 5.963 incêndios, sendo a maioria nas regiões do Norte e Centro.
A área ardida este ano é nove vezes maior do que no mesmo período do ano passado e a segunda desde 2017.
Portugal está em situação de alerta devido ao risco de incêndio rural desde 2 de agosto.