Chéquia-mate num minuto: Francisco Conceição entra aos 90 e dá vitória a Portugal. Veja os golos
A seleção portuguesa estreia-se com uma vitória por 2-1 frente à Chéquia, em Leipzig
Corpo do artigo
A seleção portuguesa estreou-se esta terça-feira a ganhar no Euro 2024, ao vencer a Chéquia por 2-1, com reviravolta selada nos descontos, em encontro da primeira jornada do Grupo F, disputado em Leipzig, na Alemanha.
A equipa portuguesa assumiu o jogo durante toda a primeira parte e foi a única equipa que criou oportunidades de golo. Não permitiu, em qualquer momento, que a seleção da Chéquia dominasse, mas não conseguiu concretizar.
Contra a tendência do jogo, aos 62 minutos, Provod colocou a Chéquia na frente. O médio recebeu fora da área e rematou colocado, de pé direito. Diogo Costa ainda voou, mas não chegou à bola.
A vantagem checa durou apenas sete minutos. Vitinha cruzou para Nuno Mendes, o lateral cabeceou para defesa de Stanek, mas a bola acabou por bater nas pernas de Hranac e entrou. Autogolo e um lance infeliz para o defesa checo.
A reviravolta parecia estar a aparecer aos 87 minutos, com um cabeceamento de Diogo Jota na recarga, após um primeiro remate de cabeça de Ronaldo ao poste, mas o golo acabou por ser anulado.
Já nos descontos, acabado de entrar há um minuto e com a família nas bancadas, Francisco Conceição finaliza na pequena área, aproveitando um mau corte de um defesa.
Portugal juntou-se, assim, na liderança do agrupamento à Turquia, que no outro encontro da ronda inaugural, disputado em Dortmund, venceu a estreante Geórgia por 3-1.
Portugal veste a camisola tradicional, encarnada. A Chéquia esta toda de branco. Começa o Euro 2024 para Portugal. O ambiente é fantástico, com os portugueses a fazerem-se ouvir em Leipzig. Aos 2 minutos, Bernardo faz um cruzamento à procura de Ronaldo, já dentro da grande área, mas sai com muita força. Dois minutos depois, os checos rematam contra Rúben Dias!
Aos 6 minutos, Vitinha bate um canto estudado para fora da área. Cancelo já preparava o remate, mas a defesa checa cortou. Um minuto depois, Ronaldo surge a cabecear, em resposta a um cruzamento de Rafael Leão, mas saiu ao lado. Em resposta, lance perigoso da Chéquia, a ganhar aos centrais portugueses. Rúben Dias mediu mal o lance e deixou a bola passar.
Rafael Leão tira um cruzamento rasteiro, perigoso, já dentro da área, mas a defesa checa resolveu. Aos 18 minutos, Bruno Fernandes faz um cruzamento perigoso, mas um defesa checo desvia com a cabeça. É canto. Só dá Portugal. A Chéquia não consegue sair do seu meio campo. Aos 23 minutos, Bruno Fernandes faz um remate do meio da rua, a 30 metros da baliza, e a bola não passa longe. É novo canto para Vitinha.
Portugal chega a meio da primeira parte sem fazer qualquer falta porque os checos têm tido muito pouca posse de bola. Aos 25 minutos, contra-ataque muito bem desenhado com um passe de Bernardo Silva para Bruno Fernandes, que cruza para Rafael Leão. Foi por pouco que o jogador português não chegou à bola. Foi a melhor oportunidade de golo para a equipa portuguesa até agora.
À passagem dos 25 minutos, Portugal está com 77% de posse de bola. Cara a cara com o guarda-redes, aos 31 minutos, Ronaldo não marca! Grande defesa de Stanek. Um minuto depois, Ronaldo faz um passe de calcanhar a isolar Vitinha, mas a defesa checa corta para canto. Sete minutos depois, Rafael Leão sofre falta no limite da grande área. Foi empurrado por um checo. O árbitro diz que o jogador português simulou a falta, atirando-se para o chão, e puniu o extremo do AC Milan com um cartão amarelo.
A equipa portuguesa vai fechar a primeira parte com um canto. Ronaldo recebeu na área, rodou e rematou de pé esquerdo, mas o guarda-redes Stanek defendeu. Intervalo.
Começa a segunda parte! Aos 51 minutos, Vitinha sofre falta e fica muito queixoso, mas vai recuperando. Portugal está a tentar atrair a Chéquia para o seu meio campo, para ver se sobem no terreno, mas sem sucesso. Agora são os checos que saltam nas bancadas. Três minutos depois, Rúben Dias cruza para a grande área e Ronaldo cabeceia por cima. É canto! Bruno Fernandes bate para o segundo canto, aparece Pepe, mas a defesa checa tira.
Aos 55 minutos, Bruno Fernandes volta a cruzar à procura de Ronaldo, mas surge um corte da defesa checa de cabeça. Os adeptos portugueses puxam pela equipa, sentem que Portugal está perto do jogo. Dois minutos depois, falta claríssima sobre João Cancelo à entrada da área, a 24 metros da baliza. Dali, Ronaldo pode estar inspirado. Sai para as mãos do guarda-redes Stanek, à figura.
Portugal, mesmo com aproximações mais perigosas, ainda não criou uma oportunidade de golo na segunda parte. Aos 62 minutos, no segundo remate à baliza da equipa das quinas, Provod inaugura o marcador, sem hipóteses para Diogo Costa.
Roberto Martínez está a pedir calma à equipa, sobretudo a Rúben Dias. Aos 63 minutos, depois de sofrer o golo, o selecionador nacional mexeu na equipa: saem Diogo Dalot e Rafael Leão e entram Gonçalo Inácio e Diogo Jota. Seis minutos depois, Vitinha cruza para Nuno Mendes. O lateral cabeceia para defesa de Stanek, mas a bola bate nas pernas de Hranac e entra. Infelicidade para o defesa checo. A seleção portuguesa acaba por marcar numa jogada em que nem rematou.
O selecionador checo prepara-se para mexer. Roberto Martínez ainda só fez duas alterações, apesar de ter vários jogadores em aquecimento. Aos 81 minutos, ataque perigosíssimo da Chéquia. Primeiro Rúben Dias resolveu, mas depois apareceu novamente um médio checo a rematar com perigo. O selecionador nacional está muito nervoso, não para de caminhar de um lado para o outro.
Aos 87 minutos, Diogo Jota coloca Portugal na frente! Após analisar o lance, o árbitro anulou o golo por fora de jogo de Cristiano Ronaldo.
A dois minutos dos 90', nova mexida na seleção nacional. E é tripla. Saem Vitinha, Nuno Mendes e João Cancelo para dar lugar a Francisco Conceição, Nélson Semedo e Pedro Neto. Dois minutos depois, com apenas um minuto de jogo, o jovem Francisco Conceição faz uma estreia de sonho num Europeu com um golaço!
O árbitro dá quatro minutos de compensação.
Terminou o jogo.
Onze de Portugal: Diogo Costa, Rúben Dias, Pepe, Nuno Mendes, Dalot, Vitinha, Bruno Fernandes, Cancelo, Bernardo, Leão e Ronaldo.
Onze da Chéquia: Stanek; Holes, Hranác, Krejcí; Coufal, Soucek, Provod, Sulc, Doudera; Kuchta, Schick.
Suplentes de Portugal: Rui Patrício, José Sá, Nélson Semedo, Danilo, Gonçalo Inácio, António Silva, Palhinha, João Neves, Matheus Nunes, Rúben Neves, Gonçalo Ramos, João Félix, Diogo Jota, Pedro Neto, Francisco Conceição.
Suplentes da Chéquia: Matej Kovar, Vitezlav Jaros, David Zima, Martin Vitík, Antonín Barák, Petr Sevcik, Adam Hlozek, Mojmir Chytil, David Jurásek, Václav Cerný, Tomás Chorý, Ondrej Lingr, Lukas Cerv, Tomás Vlcek e Matej Jurásek.