Estradas cortadas e hospital inundado. Chuvas torrenciais já provocaram mais de três mil desalojados em Málaga
A ligação ferroviária de alta velocidade entre Málaga e Madrid está encerrada e os centros de saúde da cidade estão fechados
Corpo do artigo
As chuvas torrenciais no sul de Espanha já provocaram mais de três mil desalojados em Málaga. Há estradas cortadas, ligações ferroviárias suspensas, centros de saúde fechados e um hospital inundado.
Duas semanas depois das cheias em Valência, Málaga é a região mais crítica da nova vaga das chuvas fortes. várias ruas da cidade estão totalmente inundadas e um mar de lama submergiu casas e carros nas principais vias da cidade. Mais de três mil pessoas foram obrigadas a sair de casa e imagens nas redes sociais mostram hospitais, universidades e supermercados com pequenas cascaras de chuva nos corredores.
O município ativou o plano de emergência, depois de as inundações terem afetado o hospital da cidade. Os centros de saúde estão fechados e a ligação ferroviária de alta velocidade entre Málaga e Madrid foi encerrada ao início da tarde, já que a acumulação de água provocou estragos nos sistemas de segurança da linha.
O aeroporto de Málaga também está condicionado e cinco voos foram desviados, enquanto outro acabou mesmo por ser cancelado. Alguns municípios já anunciaram o cancelamento das aulas nas escolas para esta quinta-feira.
O sul de Espanha está em alerta vermelho, sendo esperadas chuvas torrenciais também na Catalunha, Valência, Andaluzia e Ilhas Baleares. A população foi aconselhada pelas autoridades a ficar em casa, em teletrabalho, exceto as pessoas que trabalhem e serviços considerados essenciais.
