Gyökeres colocou a máscara e assustou o dragão. Sporting vence FC Porto por 1-0 e está na final da Taça da Liga
O avançado sueco Viktor Gyökeres, aos 56 minutos, marcou o único golo da partida a favor do leões, com o FC Porto a não conseguir responder
Corpo do artigo
O leão rugiu, colocou a máscara e assustou o dragão. O FC Porto ainda dificultou a vida do Sporting, com destaque para Rodrigo Mora, mas a equipa leonina conseguiu desbloquear a pressão. O golo de Gyökeres, aos 56 minutos, deu vantagem aos leões e um lugar na final da Taça da Liga.
À boa moda portuguesa, o jogo começou atrasado. Iván Fresneda tirou o pão da boca de Samu, evitando o primeiro golo dos dragões nos minutos iniciais. Logo a seguir foi a vez do avançado portista ver se Mora(va) à liderança e criar uma grande oportunidade para o FC Porto, com um passe para Nico González (19'). Do lado dos leões, Franco Israel era protagonista nesta noite de reis, em Leiria.
Meia hora de jogo: 0-0 e um clássico quase sem balizas e uma lesão (de Matheus Reis).
Máscara? Foi quase. Aos 41', Gyökeres passou por Nehuén Pérez e Martim Fernandes, ficando muito perto de inaugurar o marcador. A equipa leonina terminou a primeira parte num duelo intenso, saindo por cima, e recomeçou o jogo na frente.
Aos 56' o sueco desbloqueou o jogo com uma jogada de Quenda e fez o 1-0 em Leiria. Agora sim, a máscara do leão estava mesmo posta.
O FC Porto reagiu ao golo dos leões, com Galeno a cabecear, ao segundo poste, ligeiramente por cima. Quase desaparecido no combate, também Samu apareceu e ameaçou a baliza de Franco Israel.
Com este resultado, o Sporting apurou-se para a final da Taça da Liga de futebol pela oitava vez.
A turma de Alvalade, que já venceu a prova por quatro vezes, a última das quais em 2021/22, vai defrontar na final, agendada para sábado, o vencedor da outra meia-final, que será disputada na quarta-feira entre o Benfica e o Sporting de Braga.
Onze do Sporting: Franco Israel, Iván Fresneda, Ousmane Diomand, St. Juste, Matheus Reis, Hjulmand, Morita, Maxi Araújo, Geny Catamo, Trincão e Gyökeres.
Onze do FC Porto: Cláudio Ramos, Martim Fernandes, Otávio Ataíde, Nehuén Pérez, Wenderson Galeno, Stephen Eustáquio, Nico González, André Franco, Rodrigo Mora, Pepê, Samu.
Suplentes do Sporting: Vladan Kovacevic, Ricardo Esgaio, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Zeno Debast, Alexandre Brito, João Simões, Geovany Quenda, Conrad Harder.
Suplentes do FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Zé Pedro, Zaidu Sanusi, Alan Varela, Fábio Vieira, Danny Namaso, Deniz Gül, Iván Jaime.