Sismo de 7.7 abala vários países asiáticos: decretado estado de emergência na capital da Tailândia e em seis regiões de Myanmar
Doze minutos depois, registou-se uma réplica de magnitude 6.4. Em Banguecoque, um edifício de 30 andares em construção colapsou. A junta militar que governa Myanmar já pediu ajuda internacional
Corpo do artigo
Um sismo de magnitude 7.7 na escala de Richter atingiu, esta sexta-feira, o noroeste de Myanmar, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), tendo sido sentido na Tailândia e na China. O terramoto foi sentido com grande intensidade na Tailândia, que decretou estado de emergência em Banguecoque, onde um edifício de 30 andares construção colapsou. No local, estariam mais de 40 trabalhadores que terão ficado soterrados.
Além da Tailândia, o abalo foi sentido também no Vietname e no sul da China. Na capital de Myanmar, Naypyitaw, o terramoto danificou templos religiosos e algumas casas, de acordo com as autoridades no país.
A junta militar que governa Myanmar pediu ajuda internacional depois de o país ter declarado estado de emergência em seis regiões, avançou a agência France-Press.
O sismo foi registado às 12h50 locais (06h20 TMG) a uma profundidade de dez quilómetros, a 50 quilómetros a leste da cidade de Monywa. O epicentro deste terramoto foi registado na região central de Myanmar (Birmânia), a cerca de 50 quilómetros a leste da cidade de Monywa
Doze minutos depois do abalo, o USGS registou uma réplica de magnitude 6.4 na escala de Richter.
Myanmar está situada perto de uma zona de grande atividade tectónica devido à pressão entre a placa do subcontinente indiano, a sul, e a placa euro-asiática, a norte.
O sismo desta sexta-feira é um dos mais fortes registados nos últimos anos. Em agosto de 2016, um terramoto de magnitude 6.8 atingiu o país.
