Boeing 787-8 Dreamliner: modelo do avião que caiu na Índia "nunca teve nenhum acidente". Apurar causas "demorará semanas"
Em declarações à TSF, o piloto Pedro André afirma que, para já, os cenários postos em cima da mesa sobre o que poderá ter acontecido na Índia são apenas "conjeturas" e sublinha que andar de avião é "seguro"
Corpo do artigo
O avião que sofreu o acidente é um Boeing 787-8 Dreamliner: é uma das aeronaves "de tecnologia de ponta" da empresa norte-americana que "nunca teve nenhum acidente ou incidente" desde 2011, o ano em que começou a operar voos comerciais. É o que explica à TSF Pedro André, da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea: "Nada fazia crer que este acidente pudesse acontecer conforme aconteceu hoje [esta quinta-feira] de manhã."
Olhando para as imagens que têm sido mostradas na televisão e para as informações que existem até agora, nomeadamente a de que o avião "despenha-se relativamente perto do aeroporto", Pedro André aponta algumas possíveis causas para o desastre, salvaguardando que não passam de "conjeturas".
"Dá para perceber que o trem de aterragem está ainda em baixo, o que não será muito normal, porque normalmente a primeira coisa que nós fazemos quando descolamos é pôr o trem em cima. O que pode ter acontecido é que eles poderão não ter tido sequer tempo para fazer isso, poderá ter havido uma falha brutal na potência dos motores, de ambos ou só de um", especifica.
O piloto acredita que será "relativamente fácil recuperar" as chamadas caixas negras para depois as autoridades chegarem a uma possível conclusão: pelo menos "demorará algumas semanas".
Pedro André deixa ainda uma mensagem, que é sempre importante transmitir quando acontecem estes acidentes: o avião "é o meio de transporte mais seguro do mundo" — mais do que o carro. Casos como os desta quinta-feira tornam-se "mediáticos" devido ao número elevado de vítimas, mas só acontecem "pontualmente".
A TAP não tem qualquer Boeing 787-8 na frota. A companhia aérea portuguesa apenas tem aviões da Airbus e da Embraer.
Um avião Boeing 787 da Air India, que tinha Londres, no Reino Unido, como destino, despenhou-se numa área residencial momentos após a descolagem, esta quinta-feira, do aeroporto de Ahmedabad, na Índia. Segundo as últimas informações disponívies no momento de publicação desta notícia, há pelo menos 290 mortos e um sobrevivente de nacionalidade britânica. O passageiro seguia no lugar 11A.
