Vaclik foi muralha que só teve três buracos no cerco da Luz. Benfica vence Boavista e é líder provisório da Liga
Veja os golos. Belotti, Pavlidis e Kökçü foram os únicos a marcar na Luz, onde Vaclik acabou a partida com 11 defesas
Corpo do artigo
Contam as que entram, mas se as defesas contassem como golos, Vaclik tinha goleado na Luz. O Benfica venceu este sábado o Boavista por 3-0, na 23.ª jornada do campeonato, e subiu provisoriamente à liderança da I Liga.
Bruno Lage promoveu uma revolução no onze que começou mesmo na baliza: Samuel Soares foi titular na vaga que normalmente é ocupada por Trubin. Leandro Santos, Bruma, Dahl, Amdouni e Belotti regressaram à titularidade em comparação com o jogo frente ao Mónaco a meio da semana.
As águias arrancaram a tentar sufocar a equipa axadrezada e a primeira oportunidade para marcar apareceu aos 13 minutos. Amdouni, à entrada da área, rematou ao lado da baliza de Vaclik.
Aos 24 minutos, o suíço voltou a ter uma boa oportunidade para marcar. Num canto batido à direita por Dahl, Carreras desviou ao primeiro poste e a bola sobrou para Zeki Amdouni que, sozinho, não conseguiu desviar na direção da baliza.
O golo apareceu mesmo aos 28 minutos. Bruma arrancou pela esquerda, tirou Lystsov do caminho e cruzou para o desvio certeiro de Andrea Belotti para o fundo da baliza de Vaclik. Os jogadores boavisteiros ainda pediram uma falta sobre Bozeník no início do lance, mas o golo foi mesmo confirmado.
O Benfica não tirou o pé do acelerador e, aos 36 minutos, Amdouni cruzou tenso pela esquerda e Belotti, na pequena área, rematou ao poste.
Apesar das muitas oportunidades durante o primeiro tempo, as águias saíram para o intervalo com uma vantagem pela margem mínima.
No início da segunda parte, as coisas ficaram ainda teoricamente mais fáceis para o Benfica, já que, após ver o lance no VAR, o árbitro da partida expulsou Miguel Reisinho por uma entrada perigosa sobre Kökçü.
As águias somavam oportunidades para marcar, principalmente por Bruma e Belotti, mas o segundo golo não aparecia graças a uma exibição tremenda de Vaclik. O Boavista também ameaçou por Diaby.
Só que, aos 70 minutos, a diferença no marcador foi mesmo dobrada. Boa combinação entre Amdouni e Aktükoglu e o turco cruzou rasteiro para o encosto fácil de Pavlidis para o fundo da baliza axadrezada.
Seis minutos depois, Kökçü deu a bola a Dahl dentro da área, mas o jogador do Benfica foi puxado por Salvador Agra, tendo sido assinalada grande penalidade. Da marca dos 11 metros, Kökçü foi mais lesto do que Vaclik e fez o 3-0.
O resultado não se alterou até ao final do jogo e o Benfica terminou a partida com a liderança provisória no bolso, já que o Sporting joga apenas este domingo frente ao AVS.
Onze do Benfica: Samuel Soares, Leandro Santos, Tomás Araújo, Otamendi, Álvaro Carreras, Kökçü, Aursnes, Bruma, Dahl, Amdouni e Belotti.
Onze do Boavista: Vaclik, Lystsov, Abascal, Fogning, Salvador Agra, Van Ginkel, Seba Pérez, Joel Silva, Reisinho, Moussa e Bozeník.
Suplentes do Benfica: Trubin, António Silva, Arthur Cabral, Pavlidis, Aktürkoglu, Schjelderup, Nuno Félix, João Rego e Diogo Prioste.
Suplentes do Boavista: César, Ibrahima Camará, Pedro Gomes, Manuel Namora, Vukotic, Steven Vitória, Adbdoulay, Gonçalo Almeida e João Barros.