"Vamos ajudar o nosso país a curar-se." Trump declara "vitória histórica" e fala em futuro "de ouro" para os EUA
Donald Trump discursou numa altura em que as projeções colocam o republicano a um passo de regressar à Casa Branca
Corpo do artigo
O candidato republicano às presidenciais nos Estados Unidos, Donald Trump, declarou esta quarta-feira uma "vitória histórica" nos Estados Unidos, numa altura que as projeções colocam o republicano a um passo de regressar à Casa Branca.
Num discurso de cerca de meia-hora, à frente da sua equipa de campanha, Donald Trump elogiou o trabalho dos seus apoiantes, que disse terem organizado cerca de 900 eventos, assinalando que nas eleições de 2016, que venceu contra Hillary Clinton, e de 2020, que perdeu para Joe Biden, o seu potencial foi subestimado.
"Temos milhares de amigos aqui", afirmou, sublinhando que estas eleições foram "o maior movimento político de todos os tempos" nos Estados Unidos.
"[Esse movimento político] vai chegar a um outro nível de importância", disse, sublinhando: "Nunca houve nada assim. Vamos ajudar o nosso país a curar-se. O país precisa de ajuda." "Fizemos história esta noite (...) Vamos tornar a América grande outra vez", acrescentou.
Voltando a uma das mensagens principais da sua campanha, Trump falou da crise na imigração. "Vamos reparar as nossas fronteiras. Vamos consertar tudo no nosso país. E esta noite fizemos história por uma razão. A razão vai ser apenas o facto de termos ultrapassado obstáculos que ninguém pensava serem possíveis e é agora claro que conseguimos a coisa política mais incrível."
"USA, USA, USA", gritam os apoiantes. O provável novo Presidente dos EUA assinala que "esta será a Era de ouro da América", destacando que ganhou os estados decisivos e que há a previsão de vitória também no Nevada e no Alasca. O republicano acredita ainda chegar aos 315 votos no colégio eleitoral.
"Ganhámos ainda o voto popular. Foi muito bom, sentimo-nos amados", referiu.
Trump congratulou-se pelos republicanos terem "recuperado o controlo do Senado". "Uau, isso é incrível." O provável novo chefe de Estado prometeu ainda uma "reviravolta" para uma "América forte, segura e próspera".
Vamos lutar por vocês, pela vossa família e pelo vosso futuro.
Recordando a tentativa de assassinato em julho, Donald Trump afirmou que Deus "poupou" a sua vida "por um motivo". "E essa razão era salvar o nosso país. E agora vamos cumprir essa missão juntos", reforçou.
Prosseguindo nos agradecimentos, Trump dirigiu-se a Elon Musk: "É uma nova estrela que nasce. É uma das pessoas mais importantes do país."
Também o candidato republicano à vice-presidência, J. D. Vance, subiu ao palco para agradecer a Donald Trump "pela confiança".
"Acho que acabamos de testemunhar o maior regresso político da história dos Estados Unidos da América", afirmou Vance. "Sob a liderança do Presidente Trump, nunca deixaremos de lutar por vocês, pelos vossos sonhos, pelo futuro dos vossos filhos e, depois do maior regresso político da história norte-americana, vamos liderar o maior regresso económico da história americana sob a liderança de Donald Trump", afirmou.
A democrata e atual vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, indicou que só se pronunciará ao longo do dia de hoje, segundo um dos seus coordenadores de campanha, justificando que ainda havia votos por contar.