Algarve: banhos desaconselhados nas praias de Vilamoura e Quarteira. Fuseta e Armação de Pêra já sem limitações
A Agência Portuguesa do Ambiente justifica este conselho com a qualidade da água do mar nestes dois locais
Corpo do artigo
Os banhos nas praias de Vilamoura e Quarteira, no Algarve, estão limitados, não sendo aconselhável a entrada na água. A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) justifica este conselho com a qualidade da água do mar nestes dois locais.
A informação foi confirmada à TSF pelo capitão do Porto de Faro, Mário Figueiredo, que sublinha que esta é uma medida preventiva e acredita que amanhã vão haver novos dados.
"Sabemos, por indicação da Agência Portuguesa do Ambiente, através da administração da região hidrográfica do Algarve, que terá acontecido uma avaria na estação elevatória de Quarteira que provocou a descarga de águas residuais para a marina de Vilamoura. Nesse enquadramento, como medida preventiva de saúde pública, estão desaconselhados os banhos nas unidades balneares contíguas à marina de Vilamoura. Estamos a falar das praias de Vilamoura e de Quarteria. A APA já está a conduzir as recolhas de água para as análises. São esperados os resultados provisórios ainda durante o dia de hoje e os resultados definitivos amanhã. Quero acreditar que amanhã teremos mais informação e estaremos mais esclarecidos", explicou Mário Figueiredo.
O responsável lembra que é o resultado das análises à água que vai ditar o que acontece a seguir.
"Mediante os resultados dessas análises poderemos ter um de dois cenários: ou é levantado o desaconselhamento e são levantadas as bandeiras verdes ou o desaconselhamento mantém-se e mantêm-se içadas as bandeiras vermelhas, indicando que as pessoas não devem fazer a prática de banhos exatamente pela suspeita da qualidade da água. Vamos ter de aguardar pelos resultados das análises que estão em curso", acrescentou o capitão do Porto de Faro.
Os resultados provisórios devem chegar ainda esta quarta-feira à tarde. Os definitivos chegam na quinta-feira.
Segundo a autoridade marítima, a APA "desaconselhou a prática de banhos nas praias contíguas".
O comandante Mário Figueiredo aguarda agora pelas análises à água que a APA está a realizar antes de voltar a autorizar o banho aos vários milhares de pessoas que se encontram de férias na região.
"Quero acreditar que a APA vai ser célere na confirmação desta situação", acrescentou.
Por outro lado, a autoridade marítima afirmou que a interdição "não tem nada a ver" e é um "caso distinto" da decisão tomada na terça-feira de interditar a ida a banhos na praia de Fuseta-Ria, no concelho de Olhão, e em Armação de Pêra, no município de Silves, também no Algarve, por contaminação microbiológica na água.
A praia de Fuseta-Ria, no concelho de Olhão, onde os banhos foram interditados na terça-feira, já não aparece na lista de desaconselhamentos e interdições da APA, bem como Armação de Pêra, no município de Silves, onde tinha sido detetada contaminação microbiológica na água.
Notícia atualizada às 16h40