Antigo treinador do Benfica B destaca evolução mental de Tomás Araújo: "Vejo a convocatória como uma sequência lógica"
O defesa-central foi orientado por António Oliveira na época 2021/2022. Em entrevista à TSF, o técnico enaltece a qualidade do jogador que considera "extremamente completo" e que chega agora à seleção principal
Corpo do artigo
António Oliveira não tem dúvidas que Tomás Araújo faz parte do "futuro do futebol português". Para o antigo treinador do Benfica B, a primeira chamada do defesa-central à seleção principal de Portugal é encarada com "naturalidade".
No seu entender, o atleta de 22 anos é "extremamente completo", destacando o facto de ser "muito rápido, forte no controlo da profundidade e nos duelos individuais". Do ponto de vista ofensivo, enfatiza a "capacidade para construir jogo", de forma "tranquila" e com "personalidade".
Essas caraterísticas foram testemunhadas por António Oliveira, atualmente sem clube, quando o treinou no Benfica B em 2021/2022. Olhando para o seu processo formativo, denota a evolução a nível mental de Tomás Araújo, "muito mais resiliente, principalmente na relação com o erro". "Está cada vez mais forte mentalmente para os desafios e adversidades que vão aparecendo pelo caminho. Cheguei a falar disso com o Tomás e, muito por mérito dele, conseguimos juntos [ultrapassar as dificuldades]", frisa em declarações à TSF.
António Oliveira considera que o empréstimo ao Gil Vicente na época seguinte fez-lhe "muito bem". Amealhou "uma sequência de jogos que o levou a ganhar mais maturidade num espaço onde pôde competir", enquanto estava tapado por Nicolás Otamendi e António Silva na equipa principal do Benfica. Agora como titular no clube, a convocatória por parte de Roberto Martínez, na sua perspetiva, surge numa "sequência lógica", dado que "a qualidade do jogador está a vir ao de cima".
Já sem Pepe, que foi "uma referência durante muitos anos", com nomes como Rúben Dias, Gonçalo Inácio, António Silva e Tomás Araújo e "outros que vão aparecer", António Oliveira considera que o futuro da posição de defesa-central em Portugal está "garantido".
Internacional em 59 ocasiões entre os sub-15 e os sub-21, o atleta do Benfica substituiu o sportinguista Gonçalo Inácio, lesionado, na convocatória. A estreia pela seleção principal - Ricardo Velho e Samuel Costa estão na mesma situação - pode acontecer no duplo compromisso com a Polónia, a 12 de outubro, em Varsóvia, e com a Escócia, no dia 15, em Glasgow, a contar para a divisão A da Liga das Nações.
