IRS Jovem. JSD espera que proposta do Governo não se afaste da "original" nas negociações com PS
No Fórum TSF, o presidente da JS afirma que não acredita que Pedro Nuno Santos ceda ao Governo
Corpo do artigo
A descida do IRC para todas as empresas, ao lado do IRS Jovem, são as linhas vermelhas do PS na discussão do Orçamento do Estado. No Fórum TSF, o presidente da Juventude Social-Democrata não entende as reservas dos socialistas. João Pedro Louro aceita "ajustar" a proposta do PS, mas espera que não se afaste muito da proposta "original".
"Tenho conhecimento que o Governo também está disponível para discutir, avaliar e ajustar esta proposta do IRS Jovem, de forma a que, nomeadamente, o Partido Socialista possa estar confortável com a mesma e viabilize o Orçamento do Estado. A minha esperança e expectativa é que a proposta do IRS Jovem se aproxime o mais possível da proposta original", afirma.
Na resposta, o presidente da Juventude Socialista recuperou os argumentos do PS para se opor ao novo IRS Jovem. Miguel Costa Matos, também em declarações no Fórum TSF, não acredita que Pedro Nuno Santos ceda ao Governo e acabe por aceitar uma medida que não serve os jovens.
"Estou em estreita articulação com o secretário-geral do Partido Socialista em relação a esta matéria, em relação às propostas que temos vindo a defender para a nossa geração. Veja-se, por exemplo, um bom caso: estamos agora no início do ano letivo, há muitas famílias desesperadas à procura de alojamento para os seus filhos, que vão estudar para o ensino superior e prosseguir os seus sonhos. Nós tínhamos anunciado o alargamento para toda a classe média toda do apoio ao alojamento e o Governo, de forma sorrateira, de forma até bastante desleal, um dia antes da aprovação desta medida na Assembleia da República, aprovou metade do apoio que nós propúnhamos para um universo muito mais reduzido de famílias", disse.
