Bernardo Blanco pede "candidatura agregadora" e defende que IL tem "várias pessoas capazes para assumir a liderança"
Sem nunca apontar nomes possíveis para suceder ao líder demissionário, Bernardo Blanco afirma que a IL tem “várias pessoas capazes para assumir a liderança”
Corpo do artigo
O ex-deputado e dirigente da Iniciativa Liberal (IL) Bernardo Blanco defendeu este sábado uma “candidatura agregadora” para suceder a Rui Rocha, que se demitiu da liderança.
"Agradecer ao Rui pelo trabalho que desempenhou com muito sacrifício pessoal. Agora é tempo do partido passar por uma reflexão estratégica para perceber como pode crescer para resultados perto dos dois dígitos, como teve nas eleições europeias. Somos um partido exigente", escreve Bernardo Blanco, numa mensagem a que a TSF teve acesso.
Sem nunca apontar nomes possíveis para suceder ao líder demissionário, Bernardo Blanco afirma que a IL tem “várias pessoas capazes para assumir a liderança”.
“Parece-me desejável que haja uma candidatura agregadora, dado que há autárquicas daqui a poucos meses e queremos obviamente ter bons resultados”, defendeu.
O líder da IL reconheceu que o partido não atingiu “a preponderância que todos desejavam” nas legislativas de 18 de maio, no final de uma reunião da comissão executiva, em Lisboa.
Em declarações aos jornalistas, numa conferência de imprensa, Rui Rocha anunciou que irá ocupar o lugar como deputado na Assembleia da República, e explicou que sai por não estar agarrado ao cargo e perante um ciclo político novo.
Explicou que a decisão surge da avaliação feita por si de dois anos e meio de liderança do partido e dos recentes resultados das eleições legislativas, nas quais a Iniciativa Liberal alcançou o melhor resultados em legislativas, crescendo no número de votos e em deputados eleitos.
Nas legislativas de 18 de maio, a IL conseguiu eleger nove deputados, mais um do que nas eleições anteriores, em 2024.
