Donald Trump sublinha que o Presidente ucraniano "está muito mal posicionado nas sondagens ucranianas"
Corpo do artigo
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou esta quarta-feira o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, um “ditador sem eleições”, numa resposta à afirmação de Zelensky de que Trump estava a ser influenciado pela desinformação russa.
A troca de acusações surge numa altura em que Trump está a negociar com Moscovo o fim da invasão russa da Ucrânia em termos que Kiev diz serem “muito favoráveis a Moscovo”.
“Pense nisso, um comediante modestamente bem-sucedido, Volodymyr Zelensky, convenceu os Estados Unidos da América a gastar 350.000 milhões de dólares [cerca de 336.000 milhões de euros] para entrar numa guerra que não poderia ser vencida, que nunca teve de começar, mas uma guerra que ele, sem os EUA e ‘Trump’, nunca será capaz de resolver”, disse o chefe de Estado norte-americano sobre o homólogo ucraniano, que era muito popular na televisão antes de concorrer ao cargo.
"Os Estados Unidos gastaram mais 200 mil milhões de dólares (cerca de 192.000 milhões de euros) do que a Europa, cujo dinheiro é garantido, enquanto os Estados Unidos não recebem nada em troca", acrescentou Trump numa publicação nas redes sociais.
“[Zelensky é] um ditador sem eleições”!!!”, escreveu Trump.
Face à invasão da Rússia, em 24 de fevereiro de 2022, a Ucrânia adiou as eleições que estavam previstas para abril de 2024.
Trump usou as redes sociais também para acusar Zelenskyy de usar indevidamente a ajuda norte-americana à Ucrânia para o esforço de guerra e tirar proveito do governo do anterior Presidente Joe Biden.
A troca de palavras ocorre depois de na terça-feira altos funcionários dos Estados Unidos e da Rússia se terem reunido em Riade, Arábia Saudita, onde concordaram em negociar um acordo para o fim da guerra.
As autoridades ucranianas e europeias não foram incluídas nos encontros, apesar da insistência de Zelensky nesse sentido.
Mas Trump, que fez campanha com a promessa de encerrar rapidamente a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, reafirmou a sua posição de que Zelensky deveria ter negociado um fim mais cedo.
“É melhor que Zelensky se mexa depressa ou não lhe vai restar um país”, disse Trump.
“Entretanto, estamos a negociar com sucesso o fim da guerra com a Rússia, algo que todos admitem que só ‘TRUMP’ e a Administração Trump podem fazer. Biden nunca tentou, a Europa falhou em trazer a Paz e Zelensky provavelmente quer manter o ‘comboio do dinheiro’ a funcionar”, afirmou o Presidente norte-americano.
Esta quarta-feira, Zelensky tinha respondido às críticas de Trump afirmando que a Rússia é dirigida por mentirosos patológicos e que, como tal, “não são de confiança”, referindo que o Presidente norte-americano vive num “espaço de desinformação” criado por Moscovo.
Notícia atualizada às 18h48
