Vão participar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos 22 atletas portugueses
A marchadora Ana Cabecinha e o canoísta Fernando Pimenta vão ser os porta-estandartes. À TSF, o velejador João Rodrigues, que já esteve nesse papel, conta que, para ele, o momento foi "a cereja no topo do bolo" da sua carreira desportiva
Corpo do artigo
Os porta-estandartes Ana Cabecinha e Fernando Pimenta vão ser acompanhados por outros 20 atletas portugueses na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024, que vai decorrer no Rio Sena.
Os 22 atletas portugueses, mais alguns elementos da Missão portuguesa, vão estar no barco 60 dos 85 que vão descer o Rio Sena, numa inédita cerimónia de abertura, que, pela primeira vez, vai decorrer fora de um estádio olímpico.
Portugal, que nestes Jogos está representado por 73 atletas, vai partilhar a sua embarcação com o Qatar e a Coreia do Norte, num percurso que vai desde a ponte de Austerlitz até à Torre Eiffel e ao Trocadéro, ponto final do espetáculo, a decorrer entre as 19h30 locais (18h30 em Lisboa) e as 23h15 (22h15).
Como foi anunciado na apresentação oficial da equipa portuguesa, a atleta Ana Cabecinha, que vai participar nos 20 quilómetros marcha, e o canoísta Fernando Pimenta, que se pode tornar o primeiro português a conquistar três medalhas, vão ser os porta-estandartes.
O velejador João Rodrigues participou em sete torneios e há oito anos foi o porta-estandarte de Portugal na cerimónia de abertura. Em declarações à TSF, o atleta madeirense não esconde a emoção quando recorda essa ocasião. "Se eu pudesse escolher um momento que fosse a cereja no topo do bolo da minha carreira desportiva, paradoxalmente, ele acontece fora de água: foi quando entrei no Estádio Olímpico", conta.
João Ribeiro, Messias Baptista e Teresa Portela (canoagem), Filipa Martins e Gabriel Albuquerque (ginástica), Duarte Seabra e Manuel Grave (equestre), Fu Yu e Jieni Shao (ténis de mesa), Eduardo Marques, Carolina João, Diogo Costa e Mafalda Pires de Lima (vela), Miguel Nascimento (natação) e Taís Pina, Jorge Fonseca, Patrícia Sampaio, Bárbara Timo, Rochele Nunes e João Fernando (judo) serão os restantes representantes lusos na cerimónia de abertura.
A nível político, Portugal vai estar representado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.
Os Jogos Olímpicos decorrem até 11 de agosto, consagrando 329 campeões e distribuindo 1017 medalhas.
