IRS: Deco Proteste cria simulador para pagar menos e melhorar reembolso. Veja aqui
Em declarações à TSF, Soraia Leite, da Deco Proteste, aconselha os contribuintes a não "procederem ao pagamento" do IRS nos "primeiros dias de prazo", nem nos "últimos dias"
Corpo do artigo
A Deco Proteste anunciou esta terça-feira a criação de um simulador fiscal de IRS que permite ao contribuinte "otimizar o reembolso" ou, se for caso disso, "minimizar o pagamento de imposto".
A data oficial de início da entrega do IRS começa esta terça-feira, terminando em 30 de junho, sendo este o momento para os contribuintes procederem à contabilização final do imposto relativo aos rendimentos de 2024. Soraia Leite, da Deco Proteste, dá por isso a conhecer uma nova ferramenta, disponibilizada em irssimples.pt, que em poucos passos permite ao cidadão perceber se deve decidir pela entrega conjunta, separada ou pelo englobamento.
Sobre o IRS automático, Soraia Leite aconselha os contribuintes a não optarem pela "solução mais fácil e rápida", até porque muitas vezes acaba por não ser a "solução mais vantajosa". Em declarações à TSF, deixa então uma sugestão alternativa.
"O conselho da Deco Proteste é que o contribuinte faça o maior número possível de simulações. A ferramenta irssimples.pt permite que, de uma forma muito automática, o contribuinte apenas terá de inserir os seus dados e ser-lhe-ão devolvidas uma variedade de cenários de simulações", nota.
Após a apresentação dos dados, ao contribuinte cabe optar pelo "cenário mais vantajoso em sede de reembolso de imposto selo ou de pagamento do imposto". "Não estamos a falar só numa situação em que poderá ser mais vantajoso optar pela entrega conjunta ou separada, mas até pelo englobamento. Todas estas simulações farão seguramente uma diferença no valor que será apurado a pagamento ou a receber", destaca.
Já sobre o aviso da bastonária da Ordem dos Contabilistas, que deu conta que existem contribuintes surpreendidos com a redução do reembolso ou por terem de pagar IRS - uma situação que decorre da redução da retenção fonte em 2024, que deixou mais dinheiro disponível mensalmente -, a Deco Proteste faz outra ressalva.
"O conselho que damos é que os contribuintes não devem proceder ao pagamento nos primeiros dias de prazo, isto porque o próprio Portal das Finanças poderá sofrer aqui alguns ajustes informáticos. Mas, também, o contribuinte não o deverá fazer nos últimos dias, porque muitas vezes, por afluência, o portal poderá estar congestionado e comprometerá a entrega do IRS", alerta.
Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Gonçalo Rodrigues, antevê "muitos pedidos de ajuda por causa do modelo três de IRS". As alterações introduzidas no sistema levam a que, à partida, "muita mais gente" arrisca ter reembolsos "muito pequeninos" ou até ter de pagar.
Gonçalo Rodrigues esclarece, por isso, dúvidas que têm surgido a "toda a hora" sobre novas plataformas de investimento, como são exemplo a Trade Republic e a XTB.
"A Trade Republic não faz retenções na fonte. As pessoas têm de declarar os juros no modelo três e declarar as contas bancárias que têm no estrangeiro - já tinham [de o fazer], mas as plataformas agora estão a ser mais utilizadas e essas dúvidas surgem mais", explica.
(Com Leonor Ferreira e Inês Cortez)