Gestão de Martínez para a história da Geórgia. Portugal perde e defronta Eslovénia nos oitavos do Euro
Veja os golos. A vitória georgiana eliminou a Hungria do Campeonato da Europa
Corpo do artigo
O clima era de festa. Duas vitórias, a qualificação garantida e o primeiro lugar do grupo F assegurado, mas poucos esperariam o que viria por aí. Portugal perdeu esta quarta-feira com a Geórgia por 2-0 na terceira jornada da fase de grupos do Euro 2024. Com este resultado, os portugueses vão defrontar a Eslovénia na próxima fase.
Roberto Martínez mexeu muito na equipa e Kvaratskhelia aproveitou o erro de uma das novidades. Ao segundo minuto, a estrela gerogiana abriu o marcador após um passe falhado por António Silva. Portugal nunca foi uma equipa perigosa e acabou por sofrer com isso. Mikautadze, na segunda parte, fez o segundo de penálti e apurou a Geórgia para os oitavos de final, acabando por eliminar a Hungria.
Depois de duas vitórias frente à Chéquia e à Turquia e com o primeiro lugar garantido, Roberto Martínez fez várias alterações ao onze inicial. Da equipa que derrotou os turcos, apenas Diogo Costa, João Palhinha e Cristiano Ronaldo repetiram a titularidade. Outra novidade foi o regresso à linha defensiva de três elementos, com António Silva, Danilo e Gonçalo Inácio a compô-la. Diogo Dalot assumiu a ala direita, enquanto Pedro Neto entrou para a esquerda, com João Neves a juntar-se a Palhinha no meio-campo. Na frente, João Félix e Francisco Conceição acompanharam Cristiano Ronaldo.
E o jogo começou com um golo, mas da Geórgia. Logo no segundo minuto, António Silva errou um passe em zona proibida, Mikautadze recuperou a bola e arrancou para cima da defensiva portuguesa, antes de isolar Kvaratskhelia. A estrela georgiana não vacilou e marcou na cara de Diogo Costa.
A primeira vez que Portugal criou algum perigo na baliza georgiana aconteceu aos 17 minutos. Num livre, Cristiano Ronaldo enviou uma bomba na direção da baliza da Geórgia, mas Mamardashvili evitou o golo.
Com o golo cedo, a seleção caucasiana fechou-se muito na defensiva, dificultando a circulação de bola da equipa portuguesa. Portugal tentava criar lances de perigo pelas alas, já que não consegui penetrar a defensiva da Geórgia pelo meio.
A grande oportunidade para Portugal apareceu aos 27 minutos. Canto batido à esquerda, Mamardashvili afasta, mas para a zona de Francisco Conceição, que rematou ligeiramente ao lado. Nesse mesmo lance, Cristiano Ronaldo pediu penálti, alegando um agarrão georgiano, acabando por ver o cartão amarelo por protestos. Minutos depois, Diogo Dalot recuperou a bola em zona subida e deu para um remate perigoso de João Félix.
Sem grandes oportunidades para entrar na área, Portugal ia apostando nos remates de longe, principalmente a sair dos pés de João Palhinha, mas sem conseguir assustar de forma flagrante a baliza de Mamardashvili.
A partida foi para o intervalo com a Geórgia na frente, não sem antes Pedro Neto assustar Mamardashvili num canto direto. Para o segundo tempo, Rúben Neves foi lançado para o lugar de João Palhinha.
Nos primeiros momentos do segundo tempo, Portugal esteve quase a empatar por duas vezes. Dois cantos batidos por Rúben Neves e, no meio de duas confusões, Ronaldo atirou para um corte para fora de um georgiano e Danilo desviou ao lado.
Aos 54 minutos, jogada rápida do ataque português, com a bola a chegar a Diogo Dalot que rematou para uma grande defesa de Mamardashvili. No entanto, a Geórgia queixava-se de penálti no início do lance e o árbitro deu-o, depois de ver as imagens no VAR. Na conversão, Mikautadze fez o 2-0.
Pouco depois dos 60 minutos, Roberto Martínez retirou do jogo Cristiano Ronaldo e António Silva, lançando Nélson Semedo e Gonçalo Ramos para o jogo.
Portugal avançava cada vez mais as linhas à procura do golo, mas era a Geórgia que aproveitava isso. Aos 71 minutos, Chakvetadze apareceu isolado e rematou por cima da trave de Diogo Costa.
Portugal ainda tentou chegar ao golo, com boas oportunidades nos últimos minutos, mas o resultado não mais se alterou.
Assim, a Geórgia conquistou os três pontos e chegou aos quatro no grupo F, qualificando-se para os oitavos de final do Euro 2024. Portugal, por sua vez, vai jogar frente à Eslovénia nessa fase da prova.
Onze da Geórgia: Mamardashvili, Gvelesiani, Kashia, Lochoshvili, Kakabadze, Chakvetadze, Kochorashvili, Kiteishvili, Dvali, Mikautadze e Kvaratskhelia.
Onze de Portugal: Diogo Costa, Danilo, António Silva, Gonçalo Inácio, Diogo Dalot, João Neves, João Palhinha, Pedro Neto, Francisco Conceição, João Félix e Cristiano Ronaldo.
Suplentes da Geórgia: Loria, Gugeshashvili, Kverkvelia, Zivzivadze, Davitashvili, Kvilitaia, Gocholeishvili, Kvekverskiri, Altunashvili, Shengelia, Mekvabishvili, Tsitaishvili, Lobjanidze, Tabidze e Sigua.
Suplentes de Portugal: Rui Patrício, José Sá, Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, Bruno Fernandes, Gonçalo Ramos, Bernardo Silva, Matheus Nunes, Rúben Neves, Nuno Mendes, João Cancelo, Diogo Jota e Vitinha.