A lista de Braga acabou chumbada. A proposta, a que a TSF teve acesso, conta com Isabel Estrada Carvalhais e Hernâni Loureiro nos primeiros lugares
Corpo do artigo
Por agora, José Luís Carneiro não consta nas listas de candidatos a deputados do PS. O antigo ministro da Administração Interna, que concorreu pela liderança do PS contra Pedro Nuno Santos, foi o cabeça de lista do partido, no ano passado, pelo círculo eleitoral de Braga, mas a federação do distrito indicou a antiga eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais como número um para as legislativas deste ano. A proposta da federação acabou chumbada e a decisão cabe agora ao secretário-geral Pedro Nuno Santos.
A lista, a que a TSF teve acesso, conta com Hernâni Loureiro no segundo lugar, chefe de gabinete de Pedro Nuno Santos. Pedro Sousa é o terceiro da lista e Irene Costa aparece em quarto lugar. Palmira Maciel, apoiante de José Luís Carneiro, e que concorreu como número dois no ano passado, também não consta entre os candidatos.
A dança de lugares dividiu a federação e a reunião da comissão federativa chegou mesmo a estar suspensa, por risco iminente de chumbo da lista. O que se verificou. A lista acabou reprovada com, sabe a TSF, 38 votos contra e 31 a favor, com as concelhias de Guimarães e de Barcelos a protagonizarem a revolta interna.
"Pântano" e "estalinização do PS"
A federação de Braga é a segunda maior do PS, só atrás da estrutura do Porto, pelo que o impasse no distrito é apelidado por um membro da distrital como “um pântano”. À TSF, o socialista afeto à corrente de José Luís Carneiro nota que, nesta altura, “há uma estalinização do PS em curso” pela liderança de Pedro Nuno Santos.
E com um aviso para o secretário-geral do partido: “Se os partidos não funcionarem o povo vai fazer funcionar”, numa referência a um possível descalabro eleitoral nas legislativas de 18 de maio.
A escolha dos cabeças de lista cabe ao secretário-geral do PS, pelo que Pedro Nuno Santos pode mexer peças até à reunião da comissão polícia nacional, que decorre nesta quarta-feira a partir das 21h00.
Nuno Fazenda em Castelo Branco, Rui Santos por Vila Real
Pelo contrário, em Castelo Branco e em Vila Real as listas de candidatos foram aprovadas por larga maioria. Ao que a TSF apurou, o antigo secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, volta a ser o cabeça de lista por Castelo Branco. Carla Massano é a número dois, à frente de Tiago Soares Monteiro, num distrito tendencialmente socialista.
Já o atual presidente da câmara de Vila Real, Rui Santos, é o número um pelo distrito de Trás-os-Montes. Vai deixar a autarquia, meses antes de completar o terceiro e último mandato.
Notícia atualizada às 00h52 com o resultado da votação em Braga