"Marco na história da Fórmula 1." Autódromo do Estoril recria primeira vitória de Ayrton Senna num Grande Prémio
Há 40 anos, a 21 de abril de 1985, o piloto brasileiro entrou na história do automobilismo, depois de vencer o Grande Prémio de Portugal ao volante do seu Lotus 97T com as cores da John Player Special
Corpo do artigo
O Autódromo do Estoril vai recriar a primeira vitória de Ayrton Senna em Fórmula 1, no Grande Prémio de Portugal de 1985. Ainda não há detalhes, mas sabe-se já que a recriação vai contar com o velho Lotus 97 T JPS, o carro que levou Ayrton Senna à vitória, com mais de um minuto de vantagem sobre Michelle Arboreto, que ficou em segundo lugar.
Foi há quarenta anos que Portugal apadrinhou o primeiro triunfo da carreira do piloto brasileiro. Ayrton Senna ficou conhecido por conseguir os melhores resultados em dias de muita chuva, como foi o caso daquela tarde de 1985, onde nem os jornalistas escaparam ao temporal. É o que conta à TSF José Miguel Barros, que assistiu à corrida ao vivo e a cores. "Fiquei bastante molhado, porque estava numa cabine ao ar livre e as condições da pista eram extremamente duras", recorda o antigo jornalista da RTP, que também escreveu para a revista Motor Sport.
Dos 26 carros que participaram, só nove terminaram a prova. "Entre os que abandonaram [a prova] estavam o Niki Lauda, o Alain Prost e o Nelson Piquet, que não eram propriamente 'meninos do coro' em pista molhada, mas o Ayrton Senna colocou-os a todos na sombra", atira José Miguel Barros, que recorda um Grande Prémio "cheio de incidentes e com vários despistes [seis ao todo]", em que as condições eram "extremamente difíceis, mas parece que só para os outros". Para Senna, "a pista parecia mais seca", atira o antigo jornalista. No final, conseguiu a pole-position, "saiu à frente, foi embora e comandou, sempre".
José Miguel Barros acompanhou toda a carreira de Ayrton Senna, até ao despiste que lhe tirou a vida, no Grande Prémio de São Marino, em 1994. O jornalista teve, também, a oportunidade de conhecer o piloto fora das pistas de corrida: "Era bastante reservado, simpático, inteligente e um pouco manipulador, quando lhe interessava." Recorda um homem "sempre bastante competitivo, embora, a nível pessoal, fosse extremamente calmo", uma faceta que mudava quando se sentava ao volante, garante.
Quanto à recriação da vitória de Ayrton Senna no Estoril, a primeira de um piloto de Fórmula 1 brasileiro naquele que foi o segundo Grande Prémio disputado em Portugal, José Miguel Barros entende que se trata de uma homenagem justa, por ser um marco tanto para o autódromo como para a carreira do próprio piloto. "Juntando as duas coisas, a recriação pode [mostrar às pessoas] que o Ayrton foi, de facto, um dos grandes da história da Fórmula 1", conclui.
O autódromo do Estoril vai então recriar a corrida do Grande Prémio de 1985, no próximo dia 21 de abril, o dia que assinala os 40 anos da primeira vitória de Ayrton Senna num Grande Prémio de Fórmula 1.
